O deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) participou, na manhã da segunda-feira (27), da reunião da diretoria do Sindicato Rural de Livramento e conversou com produtores rurais sobre sua atuação na Câmara Federal. O deputado esteve acompanhado do vereador Duda Amaral e de sua assessoria. Durante a sua fala, Afonso Hamm agradeceu o apoio recebido pelos eleitores da região da Campanha e Fronteira, e disse estar trabalhando em busca de alternativas que possam auxiliar os gaúchos para um plano de reconstrução do estado.
O deputado também se colocou à disposição do Sindicato Rural e do município para reforçar o pedido de homologação, na parte do estado e da União, na situação de emergência de Sant’Ana do Livramento, que emitiu decreto municipal na semana passada. Durante o encontro na manhã de hoje, Afonso Hamm ligou para o Coronel Boieira, chefe da Defesa Civil do estado, reforçando o pedido. “É muito importante fazer esse acompanhamento na Defesa Civil do estado e na Defesa Civil nacional. Porque essa é a nossa função como deputado. Viemos a Livramento discutir essas pautas, e recebi sugestões importantes nessa reunião. Uma delas foi a do produtor rural Adroaldo Pötter, que agora vai formatar no papel, sugerindo uma iniciativa do projeto de lei que possibilite colocar todo o Rio Grande do Sul numa espécie de zona franca, no sentido de fortalecer todas as atividades econômicas. Acredito que seja uma medida importante e totalmente plausível. E neste momento, o que nós precisamos é disso, de boas ideias e boas alternativas com união e solidariedade neste momento”, destacou.
Sobre o trabalho de reconstrução do estado, Afonso Hamm comentou sobre algumas ações que seu mandato vem tomando desde o início da crise no estado, e relembrou a sua lei estruturante de setembro de 2023 quando ocorreram os primeiros problemas com as enchentes no Vale do Taquari. Segundo ele, essa lei é para auxiliar em caso de emergência climática. “Fizemos essa lei para todo o Brasil, e não esperávamos que, já em abril e maio deste ano, teríamos esta situação onde as regiões do estado, ou estão em calamidade ou em emergência. E a nossa atuação é para acabar com a burocracia nestes casos e que os municípios que estejam reconhecidos pela defesa civil nessas situações possam ser ressarcidos e ter acesso rapidamente aos recursos”.
O deputado comentou ainda que está em curso um plano de reestruturação do AGRO, que vai desde a busca de renegociação das dívidas de custeio a créditos para compra de maquinário e reconstrução da matriz produtiva. “Tem gente que perdeu a propriedade inteira desde a sua sede, maquinário e até mesmo o solo. Então, nessas situações mais críticas, nós precisamos atender da mesma forma que aquelas pessoas que perderam as suas casas, ou sua empresa. O AGRO também tem essa situação e neste caso nós estamos pedindo uma linha especial. E mais um pedido nosso é que seja mantido o crédito para as safras futuras, o que vale tanto para a pecuária quanto para a própria agricultura”. No fim da reunião, o presidente Luis Carlos D’Áuria, agradeceu a presença do deputado e sua comitiva.
RECURSOS PARA SANT’ANA DO LIVRAMENTO
Outra agenda do deputado foi com a prefeita Ana Tarouco quando se colocou à disposição do município nas tratativas para as questões da situação de emergência. E, na oportunidade, acompanhado do vereador Duda Amaral, do apoiador João Antônio Rego da Costa e do presidente em exercício do Progressistas, Edson Silva, anunciou a indicação de novas emendas para a cidade que é reconhecida como cidade símbolo do Mercosul por uma lei de sua autoria. Neste ano, Hamm está destinando o montante de R$ 150 mil para atender às entidades assistenciais.
VISITA AO GRUPO A PLATEIA
O deputado também visitou o Grupo A Plateia, quando foi recebido por seu diretor-presidente Antônio Badra. Na oportunidade, o parlamentar concedeu uma entrevista exclusiva ao programa “Boa Tarde, Cidade” da Rádio RCC FM.