O ex-candidato a prefeito pelo PSOL em Sant’Ana do Livramento e atual chefe de gabinete do vereador de Porto Alegre Roberto Robaina (PSOL), Rogério Benites, se manifestou neste fim de semana sobre a aproximação do Partido dos Trabalhadores (PT) com o União Brasil em Livramento, que tem como foco o pleito eleitoral de outubro. Rogério soube da articulação para que o médico Eula Marques seja o possível vice em uma eventual chapa com o petista Aquiles Pires, através da Coluna “Radar da Política”, do Jornal A Plateia.
Em nota, Rogério disse que “sinceramente, o PT de Livramento pode fazer coligação eleitoral com quem eles assim entenderem. Porém, nós do PSOL sempre defendemos uma aliança antibolsonarista para derrotar a atual prefeita bolsonarista, com partidos de esquerda, centro-esquerda e que defendam a democracia. Para mim se se concretizar essa aliança eleitoral entre PT e União Brasil, será um erro histórico que os levará ao distanciamento do povo santanense e a perder a eleição municipal que se aproxima”.
Em outro trecho, Benites afirma que o União Brasil foi o partido que elegeu o deputado mandante do assassinato da vereadora carioca Mariele Franco e de seu motorista Anderson Gomes, ambos do PSOL. “Ademais, esse partido foi base do governo genocida, preconceituoso e fascista de Bolsonaro, é só dar um Google para verificar o que digo”, complementou.
Por fim, em suas redes sociais Rogério fez um chamado “aos que supostamente devem defender o povo e os trabalhadores santanenses”, se referindo ao presidente do PT, Fabrício Peres, e a bancada de vereadores do partido na Câmara Municipal.
“Ainda é tempo de construir uma frente ampla com os partidos representamos, PT, PSOL, PSB, PDT, PCB , PCdoB e com os movimentos sociais da cidade para mudar, de verdade, o rumo da cidade, com mais trabalho, saúde, educação e habitação de verdade. Vocês estão à frente desse processo, pois são o maior partido de esquerda da cidade, pensem, reflitam e digam para a população santanense que não irão realizar esse suicídio político, unindo-se com partido de ultra direita, bolsonarista”, finalizou a nota.
Rogério é irmão do advogado Fabiano Benites, que é pré-candidato a prefeito pelo PSOL em Livramento nas eleições de 2024.
CONTRAPONTO
Procurado, o vereador e pré-candidato a prefeito pelo PT, Aquiles Pires, disse sentir muito “pelo posicionamento extremista e de exclusão do companheiro”.
“Jamais mudaremos nossos ideais e nossa base de trabalho pelo coletivo, mas acreditamos que a construção da cidade pode passar pelas mãos de todos aqueles que tem a contribuir com aquilo que acreditamos ser o melhor para Livramento”, comentou Aquiles ao Jornal A Plateia.
“O que temos em comum com os partidos que estamos construindo é justamente a vontade de ver a nossa cidade bem, mas bem de verdade, não só nas redes sociais. É ver nossos impostos retornando aos contribuintes santanenses de maneira justa, através de serviços públicos de qualidade e de políticas públicas efetivas”, complementou o vereador.
Quanto às divergências partidárias, Aquiles disse: “É claro que temos nossas diferenças, mas com muito diálogo e respeito conseguimos focar no objetivo em comum, que é Livramento. E voltando ao posicionamento, vale o mesmo para os companheiros do PSOL, estamos aqui dispostos a conversar, a ouvir todas as demandas e todos os pontos de vista, mas sempre na intenção de somar para o desenvolvimento e melhorar as condições de vida da nossa gente, esse é o meu objetivo”, finalizou.
Procurado, o Partido dos Trabalhadores afirmou que não tem nenhum posicionamento sobre o assunto, pois não tinha conhecimento da nota publicada.