qui, 17 de outubro de 2024

Variedades Digital | 12 e 13.10.24

Projeto encaminha últimas doações e acolhe famílias que estão retornando

Foto: Redes sociais

Nas últimas semanas, o projeto de extensão “Livramento pelo RS”, arrecadou toneladas de itens que foram encaminhadas às vítimas atingidas pelas enchentes no estado.

No domingo (19), as últimas doações de roupas, alimentos, material de higiene e limpeza, arrecadados e selecionados pelos alunos e demais voluntários do projeto, foi levada por um grupo de empresários para abrigos nas cidades de Estrela e Lajeado.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a professora da Uergs Cassiane da Costa, as doações poderão ser entregues na sede da Unipampa e do IFSul. “Enviamos a última carga de mercadorias pelo projeto. Um grupo de empresários levou as doações e trarão algumas famílias de lá. A maior parte das doações encaminhadas veio da Udelar, de Tacuarembó. Amanhã faremos uma acolhida há essas quatro famílias e faremos o possível para auxiliá-los buscando doações de móveis e eletrodomésticos”, disse a professora explicando que com o início das aulas na Unipampa, as doações recebidas passarão a ser entregues à Defesa Civil que fará a logística das entregas.

Com a última entrega, o projeto de extensão encerra e passa a se dedicar às famílias que estão retornando para o município.

Conheça mais sobre o projeto. 

Projeto auxilia famílias atingidas pelas enchentes que retornaram a Livramento

Com o objetivo de promover ações de apoio às vítimas, o projeto de extensão “Livramento pelo RS”, vem arrecadando nas últimas semanas, doações de roupas, alimentos, material de higiene e limpeza, e também auxiliando três famílias que foram atingidas pelas enchentes e decidiram voltar para sua cidade natal.

Duas famílias que residiam no município de Estrela e a terceira no município de Eldorado do Sul, já estão instaladas em Livramento. Através do projeto conseguiram algumas doações de itens essenciais como copos, pratos, talheres, panelas, geladeira, fogão, lençóis, travesseiros, mas ainda são necessários armários, TVs, sofá, guarda- roupa, meias, tapetes, cama de casal, liquidificador, tanquinho de lavar roupa, batedeira, forno elétrico, micro-ondas, pia, armário para guardar alimentos, balcão-pia, pia, mesas e cadeiras.

Projeto binacional uniu as instituições de ensino superior: Unipampa, UERGS, IFSul e fechou parceria com demais instituições, como UFSM, FURG, Udelar (Universidad de la Republica), UTU (Escuela Técnica de Ensino Superior) e UTEC (Universidad Tecnologica del Uruguay).

Com as doações centralizadas e organizadas na Unipampa, a ação mobilizou a comunidade da fronteira, garantindo o suporte inicial às vítimas, sendo todas encaminhadas para as três famílias em Sant’Ana do Livramento e para as cidades de Santa Maria, Rio Grande e a Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com as professoras coordenadoras do projeto, Cassiane da Costa e Biane de Castro, a busca por parceria é constante para encaminhar a variedade de itens essenciais arrecadados, como agasalhos, produtos de higiene e limpeza, brinquedos, água potável e alimentos.

As doações podem ser deixadas diretamente na sede da Unipampa e mais informações podem ser obtidas com a professora Cassiane da Costa pelo telefone (55) 99186-8556.

Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025 – Cantando Juntos o Mundo Melhora.

A Assembleia Legislativa RS lança o edital para seleção e contratação de artistas para a temporada 2025 do Sarau do Solar. As inscrições estarão abertas até 11 de novembro de 2024, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível em www.al.rs.gov.br/saraudosolar A iniciativa tem por objetivo realizar apresentações musicais e propiciar acesso público à cultura, com espetáculos em vários gêneros musicais e com