O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CONDER) e o grupo de entidades que compõe o órgão, emitiram um documento ao Executivo Municipal, nesta terça-feira (14), solicitando que seja decretada situação de emergência em virtude das perdas registradas no interior do município com o excesso de chuva.
O documento atesta que Sant’Ana do Livramento já apresenta danos na agricultura e na pecuária, além do meio ambiente. Segundo o CONDER, o órgão tem recebido, diariamente, relatos da diminuição do tráfego nas estradas rurais onde famílias e trabalhadores estão ficando isolados, sem comunicação viária, pelo excesso das chuvas que vem causando estragos consideráveis no pavimento de rodagem não permitindo que os produtores consigam escoar suas produções e nem receber insumos.
Culturas como a soja e a produção de leite já apresentam grandes prejuízos, porque os caminhões ficam diretamente atolados, causando prejuízo à agricultura e também à pecuária. Os produtores também não conseguem enviar animais para o abate; os hortigranjeiros estão sem distribuição; escolas do meio rural sem aulas e sem acesso, tudo esses agravantes contribuem para as perdas.
As entidades rurais que assinam o pedido são: ASEAGRO – Associação Santanense de Engenheiros Agrônomos, EMATER/ASCAR, IRGA, Sindicato e Associação Rural, Associação Santanense de Hortigranjeiros, Secretaria Municipal de Agricultura, COPERFORTE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UERGS Universidade da Região da Campanha, URCAMP – ASA, Associação Santanense de Apicultores.