Na tarde desta segunda-feira (13), o Jornal A Plateia acompanhou, no Ginásio Marechal Mallet, a força tarefa realizada para arrecadação de donativos a fim de ajudar os municípios prejudicados pela catástrofe no Rio Grande do Sul.
Durante à tarde, foram descarregados no ginásio seis caminhões de donativos arrecadados na cidade vizinha, Rivera, além de uma carga doada pela empresa do município de Sant’Ana do Livramento, Macro Esporte.
Evandro Gutebier, vice-prefeito de Sant’Ana do Livramento, agradeceu à população santanense e riverense pelas consideráveis doações e pediu que todos continuem doando, solicitando também voluntários para organização dos donativos recebidos. “As pessoas estão dependendo desta doação para comer, se vestir e beber”, enfatizou.
A prefeita Ana Tarouco também agradeceu o empenho da comunidade. Ana falou também sobre o cenário que encontrou ao chegar em Cruzeiro do Sul, município onde auxiliou nos resgates, na última semana. Ao falar sobre a tragédia que viu com os próprios olhos, disse ter visto inúmeros animais sem vida em meio à catástrofe que a cidade supera neste momento, após o município ter sido levado pelas águas. “As pessoas na beira do rio, procurando suas casas e elas não tem nem ponto de referência, porque a casa deixou de existir”, relembrou.
Maria Drekener, secretária de Assistência Social, reafirma que estão precisando de doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos para bebês e crianças e cobertores. Maria informa que no Ginásio Marechal Mallet estão recebendo donativos das 8h às 18h. Já no Albergue Municipal, as doações podem ser entregues 24h. A secretária informou que durante a terça-feira (14) será carregado e encaminhado um caminhão de doações arrecadadas para os municípios afetados.