ter, 3 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Dinheiro para salvar os gaúchos

Foto Cedida

O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) comemorou, nesta segunda-feira (13), a decisão do governo federal que suspende, por três anos, a cobrança da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

No dia 3 de maio, o parlamentar encaminhou uma Indicação Legislativa ao Ministério da Fazenda solicitando a interrupção dos descontos. “Foi uma grande vitória de todos os gaúchos. Isso é o que a gente chama de dinheiro na veia para salvar vidas e reconstruir nosso estado”, destacou o parlamentar.

Quando as chuvas começaram a desabar sobre o Rio Grande do Sul tomei a decisão de permanecer e me somar aos milhares de voluntários nesse verdadeiro esforço de guerra. Já nos primeiros dias ficou claro que estávamos enfrentando um fenômeno nunca antes visto. Nosso estado havia colapsado em todos os sentidos. Dessa forma, no dia 3 de maio, encaminhei ao Ministério da Fazenda uma indicação legislativa solicitando a suspensão da dívida gaúcha com a União pelo prazo de dois anos.

Zucco destaca que o governo do Estado terá uma queda abrupta de receitas, “já que diversas atividades econômicas foram dizimadas”, argumenta.

Dos 497 municípios, cerca de 440 foram duramente afetados. Uma tragédia sem precedentes na história do Brasil. Ainda não existe uma estimativa confiável de quanto será preciso para reconstruir tamanha destruição.

A suspensão do pagamento da dívida proporcionará apenas um fôlego, segundo Zucco, uma vez que o gasto anual do governo do Estado é de aproximadamente R$ 3,5 bilhões com esses encargos.

📸 Rodrigo Savedra

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,5% o

Deputado Federal Zucco se encontra com Jojo Todynho

Nesta terça-feira (3), tive a alegria de conhecer Jojo Todynho, uma artista que vem experimentando na pele o que é lutar contra o sistema. Manifestei meu total apoio e solidariedade a ela por essa campanha de cancelamento nas redes sociais pelo fato de se declarar de direita. Reforcei o convite que fiz para que Jojo fale na Comissão de Constituição