O Ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (08), que o fluxo da BR-290 está liberado entre Porto Alegre, Santa Maria, até Uruguaiana. Segundo o ministro, o momento é de trabalhar pela preservação da vida, reencontro das famílias e reconstrução do Rio Grande do Sul.
O Governo afirma ainda que está abrindo caminhos assistenciais, onde serão permitidos transporte de alimentos, remédios, oxigênio, combustíveis, resgates e pacientes em ambulâncias.”O trabalho aqui é duro, mas nós estamos aqui com 600 homens trabalhando no Rio Grande do Sul pelo Ministério dos Transportes e 200 equipamentos. Temos tratores de esteira, caçambas, guindastes, para botar de pé a infraestrutura que a água levou e para liberar as pessoas”, comentou Renan Filho.
Para a implantação desta rota emergencial, as equipes do DNIT atuaram dia e noite na reconstrução do bueiro e recomposição do pavimento no km 132 da BR-290/RS, em Eldorado do Sul, e finalizaram a recuperação das cabeceiras do viaduto no km 107 também da BR-290/RS, no acesso ao mesmo município. Importante frisar que a rota emergencial é destinada exclusivamente aos veículos com caráter emergencial, transportando suprimentos e mantimentos para as localidades atingidas, além de dar celeridade às ações de resgate.