qua, 25 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

TCE e BRDE firmam termos de cooperação para auditorias externas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) assinou cinco termos de cooperação com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O documento servirá para a condução de auditorias externas independentes em projetos financiados por instituições bancárias internacionais de fomento.

Em outubro de 2023, o BRDE encaminhou ao tribunal consulta sobre a possibilidade de realização das auditorias externas em dois contratos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dois com o Banco Mundial (BIRD) e um contrato com o Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos BRICS).

Conforme os termos do acordo, o TCE-RS vai conduzir as auditorias, estipulando a elaboração de planos de investimentos para o tribunal como contrapartida que podem incluir aquisição de bens e contratação de serviço. Apesar dessa compensação, estima-se que o BRDE vai economizar mais de R$ 5 milhões por não precisar fazer a contratação de uma empresa da iniciativa privada para realizar as auditorias externas.

Desde 2013, o Tribunal de Contas do Estado do RS realiza auditorias em projetos financiados por instituições internacionais. Até 2024, o TCE-RS realizou auditorias em 11 projetos envolvendo financiamento do BID e BIRD, resultando uma economia estimada de quase R$ 30 milhões.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se