Os integrantes da ADI Multimídia, associação que reúne os grupos de comunicação regional do interior do Rio Grande do Sul, realizaram nesta quinta-feira, 25, assembleia geral e posse da diretoria da entidade para o período de um ano. O evento ocorreu no Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
O diretor do jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, Ricardo Silberschlag foi reeleito para o cargo de presidente. Além dele, os demais integrantes da diretoria 2023/2024 permanecem nas funções nesta nova gestão que se estende até o ano que vem.
Durante a reunião-almoço foram apresentados os relatórios financeiros e de eventos organizados pela associação. Também foram projetadas as atividades que serão promovidas neste ano, como o Seminário da ADI Multimídia, previsto para julho, em Porto Alegre. O evento será focado na área comercial dos veículos.
Outro evento de destaque é o Congresso da entidade que está agendado para os dias 11, 12 e 13 de outubro, no Tri Hotel, em Canela. Além disso, foram encaminhadas a realização de um debate on-line e treinamento sobre o pleito eleitoral que ocorrerá em outubro deste ano. A atividade está previamente marcada para o início de junho.
“Como associação trabalhamos para buscar e trocar conhecimento, além de treinar as equipes para o cenário comunicacional que está em constante mudança. Também estamos sempre avaliando o setor nos encontros de diretoria para, assim, buscarmos as soluções para nossos negócios”, destacou o presidente. Durante a assembleia, também foi aprovada a associação do Agora News, veículo de Rio Grande. Com isso, o número de grupos de comunicação que integram a ADI Multimídia passou para 30.
Trabalho pautado na reservação hídrica
A reunião-almoço da ADI Multimídia contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (Progressistas). Natural de Sobradinho, município da região Centro-Serra, o parlamentar ressaltou a importância do trabalho realizado pelos veículos do interior do estado e que eles são essenciais para que o agricultor entenda a importância das pautas de irrigação e reservação da água.
Ele também apresentou o ciclo de debates regionais que serão promovidos por meio da iniciativa ‘RS Sustentável – Cada Gota Conta’ com o propósito de discutir com a comunidade gaúcha as temáticas de reservação da água, irrigação e piscicultura. O primeiro fórum regional ocorre hoje em Sobradinho, a partir das 9h.
“O Rio Grande cansou de tantos anos com problemas de estiagem. No último ano, inclusive, além da seca, tivemos também as enchentes no estado, com mortes, perdas na lavoura, nas propriedades e de infraestrutura. Ou seja, nós precisamos nos preparar, especialmente para a questão das secas que acontecem”, ressaltou.
Para ele, as perdas causadas pelas secas nas pequenas propriedades pode ser um fator que colabora para o jovem não permanecer no campo. “Se ele tivesse condições poderia permanecer no interior produzindo e com uma vida muito melhor”, comentou o deputado. De acordo com Brito, várias instituições e órgãos públicos, como o Governo do Estado e o Ministério Público, estão alinhados com essa proposta. A Emater/Ascar também participará dos encontros.
O presidente do Parlamento Gaúcho ressalta que os produtores rurais também precisam ser envolvidos nesse debate para que percebam a importância de terem água para conseguirem irrigar. “Nós temos que levar para o agricultor a mensagem do que significa ele ter na sua propriedade a irrigação. Nas lavouras onde há irrigação, normalmente não há problema. É só plantar e colher”, observou,
Como exemplo, o deputado citou o cultivo de arroz. “As demais culturas podem ter o mesmo rendimento se tiverem a reserva de água para poder, no momento adequado, quando São Pedro não mandar chuva, irrigar e a partir disso ter uma produção normal.”
“A Assembleia assumiu esse papel que nós propusemos e até janeiro do ano que vem trabalharemos para arredondar a legislação e garantir que o agricultor possa investir na sua propriedade e investir em irrigação.”, ADOLFO BRITO, Presidente da Assembleia Legislativa.
Piscicultura
- Outro braço de trabalho da Assembleia Legislativa neste ano estará voltado à piscicultura. Segundo o presidente do Parlamento Gaúcho, Adolfo Brito, o estado tem muitas lagoas e barramentos para a produção de energia que podem ser usados para essa atividade. “Hoje estamos importando de 70% a 80% da tilápia que é consumida aqui. Ou seja, nós temos que aproveitar para dar trabalho para um e também gerar riqueza e promover a economia do estado.”
Referência internacional
- Como exemplo de lugares que investem na irrigação, o presidente da Assembleia Legislativa Adolfo Brito citou Israel. “Estivemos lá duas vezes e sentimos o peso da irrigação. No deserto, eles produzem praticamente cerca de 70% a 80% do que consomem. Fazem isso reservando a água que vem da chuva e, depois, colocam ela por gotejamento, ou seja, a propriedade também precisa ter água em condições para poder irrigar”, mencionou.