qui, 30 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 25 e 26.01.25

Treinamento de evacuação de incêndio acontece no Wamosy

Alunos, professores, funcionários aprenderam procedimentos de emergência
(Foto: Matias Moura/AP )

Na última quinta-feira (18), foi a vez do Colégio Estadual Alceu Wamosy realizar o importante exercício de evacuação em caso de incêndio, com os alunos do educandário. Os treinamentos têm como objetivo preparar as crianças e os adolescentes com conhecimentos e práticas cruciais com o intuito de agir de forma segura e eficaz em caso de uma emergência, garantindo a preservação da vida e a minimização de danos em caso de incêndio.
De acordo com a diretora, professora Sandra Cristina Carvalho, durante conversa com os alunos cada turma escolheu um monitor responsável para organizar a evacuação junto com o professor. “É um treinamento orientado pelos Bombeiros, inclusive a ser realizado pelo menos uma vez no mês. Posteriormente, vamos realizar com os alunos do turno da tarde, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, pois é também importante eles saberem como devem proceder em caso de incêndio na escola”, explicou a diretora.
A ação de simulação foi semelhante às demais escolas que já realizaram, quando um sinal sonoro específico combinado com os alunos, anunciou que eles deveriam sair das salas de aula até a chegada das guarnições do Corpo de Bombeiros. Todo simulado aconteceu como uma situação real, para avaliar o tempo de resposta, tanto dos alunos, quanto dos professores e dos Bombeiros.
A responsável pelo treinamento, no momento, a sargento dos Bombeiros Vanessa Vega, salientou que a atividade iniciou junto com o ano letivo e ,até o final deste ano, o objetivo é realizar ao menos um simulado de evacuação de prédio em todas as escolas estaduais de Livramento.
“É muito importante para a corporação conhecer todos os acessos dos prédios escolares, mas principalmente para que os alunos e os professores possam ter uma consciência de percepção de risco, para que eles saibam que se ocorrer de fato um sinistro quais passos que eles devem seguir”, frisou a sargento.