qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

De Lá, Pra Cá | Um mocotó, uma prisão e um legado

Alguns dos nomes dos colaboradores de O Pasquim.

Ele se reuniu com uma turma de amigos, nomes nada mais, nada menos, do que Millôr Fernandes, Jaguar e Ivan Lessa (entre outros do escalão), e encontraram uma maneira levemente diferente de se opor à Ditadura Militar: um tabloide humorístico, que, com suas charges irônicas e seus cartuns, debocharia do sistema da época. Ele seria responsável pelas ilustrações que caracterizariam o jornal, além da criação de piadas inesquecíveis.

O Pasquim foi sucesso absoluto! Não demorou muito para que as vendas ultrapassassem Veja e Manchete juntas. O humor era inteligente, rápido, sagaz. Todas as semanas, mensagens diferentes de resistência, engraçadíssimas e muito bem desenhadas – tudo criado em uma redação de 8 metros por 8 metros.
“Ter podido atravessar os anos de chumbo fazendo O Pasquim foi uma dádiva. Morríamos de medo, mas fazíamos de tudo” disse ele. Mas nem tudo foi tão fácil assim.
Em uma dessas edições, a ideia foi publicar o quadro de Pedro Américo (aquele do grito da independência) mas, em vez de “Independência ou Morte”, Dom Pedro I aparecia com um balão dizendo “Eu quero mocotó!”, hit de Jorge Ben da época. Para quê? O moço e dez parceiros foram instantaneamente presos, e ele levado ao Forte de Copacabana por ser considerado um preso perigoso.
Pois bem, o preso perigoso era Ziraldo. Ziraldo, aquele mesmo criador de O Menino Maluquinho, referência na Literatura Infantil. Aquele homem de riso fácil, jeito irreverente e sincero, que usava coletes coloridos e era modesto que só,

O motivo da discórdia: o quadro de Pedro Américo com Dom Pedro I gritando “Eu quero mocotó!”

havia incomodado e chacoalhado o sistema.
O Pasquim durou mais de duas décadas, teve gigante alcance e só foi calado à bomba.
Já Ziraldo se foi há duas semanas, mas não sem antes ter vendido mais de 10 milhões de exemplares de seus livros, que foram publicados em vários idiomas e adaptados para cinema e TV, advogado pelo incentivo à leitura na educação, feito campanhas publicitárias enormes (Unicef e Mac Donald’s na lista), e ganhado mais de um milhão de reais de indenização do Governo pelos prejuízos sofridos com a perseguição política na Ditadura Militar.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro