ter, 3 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Saiba se seu título de eleitor está regular

No próximo dia 06 de outubro, os brasileiros vão às urnas escolher os prefeitos e vereadores de seus respectivos municípios, mas para participar deste processo, os eleitores precisam estar com a sua capacidade eleitoral ativa apta, isto é, estar quite com a Justiça Eleitoral e com o seu título regularizado. Então, vamos lá, você sabe a situação do seu título?

Para saber, basta entrar no site do TSE e ir até a aba “Serviços”, localizada no canto superior direito. Nela, clique na opção “Situação Eleitoral”. Logo após, é só informar o CPF. Então você descobrirá como está a situação do seu título de eleitor.

Em 2024, o primeiro turno das Eleições Municipais ocorrerá em 6 de outubro. Isto significa que o cadastro eleitoral estará fechado, após o dia 8 de maio, para novas inscrições e outros procedimentos (entre eles a regularização da situação eleitoral).

Caso não regularize a situação eleitoral, além de ficar de fora das eleições municipais deste ano, a eleitora e o eleitor não conseguirão tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade ou renovar matrícula em instituição de ensino superior, assumir cargo comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público, obter empréstimo em instituições públicas com crédito mantido pelo governo e ainda podem enfrentar outras restrições.

📸 Rodrigo Savedra

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,5% o

Deputado Federal Zucco se encontra com Jojo Todynho

Nesta terça-feira (3), tive a alegria de conhecer Jojo Todynho, uma artista que vem experimentando na pele o que é lutar contra o sistema. Manifestei meu total apoio e solidariedade a ela por essa campanha de cancelamento nas redes sociais pelo fato de se declarar de direita. Reforcei o convite que fiz para que Jojo fale na Comissão de Constituição