Na última quarta-feira, (10), o Governo Federal aprovou a construção de 100 unidades habitacionais em Santana do Livramento, localizadas na rua 24 de Maio, próxima à rua Saldanha da Gama. Estas novas unidades fazem parte do projeto do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e serão apartamentos com dois dormitórios.
O projeto está sob a coordenação do Movimento União Nacional por Moradia Popular (UNMP), que vem trabalhando em conjunto com a COOPSUL – Cooperativa de Trabalho, Mista, Solidária Utopia e Luta e com o coletivo Mãos – Arquitetura.Terra.Território há cerca de um ano para viabilizar essa autorização.
“Nesse contexto de um déficit habitacional muito grande, nem todos serão contemplados”, destaca Fabiano Benites, presidente do PSOL Livramento e Coordenador Municipal da UNMP
Além das 100 unidades aprovadas para construção, outras 325 unidades de diferentes cooperativas também foram autorizadas para construção em Livramento através do MCMV.
“O objetivo é transformar o que seria lucro em qualidade para as famílias”, ressalta Douglas Martini, membro do coletivo Mãos – Arquitetura.Terra.Território.