O Governo Federal anunciou, nesta semana, que Sant’Ana do Livramento será beneficiada com 425 unidades habitacionais através do programa “Minha Casa, Minha Vida Entidades”. De acordo com o site da Secretaria de Comunicação Social, o Centro Cooperativo de Capacitação, Assessoria e Mobilização (CECAM) ficará responsável por um dos três empreendimentos com 197 casas. Já a Cooperativa de Trabalho e Habitação, com as obras de 128 unidades. A Cooperativa de Trabalho Mista Solidária Utopia e Luta (Coopsul) terá um projeto de 100 residências.
Segundo o vereador Leandro Ferreira (PT), que é integrante da direção estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) no RS e acompanhou o anúncio do Governo em Brasília nesta semana, as 197 casas serão o projeto do loteamento “Vila Nova II” e as 128 no Loteamento “Nova Alvorada”, que deverá ser construído no Jardim Alvorada. Já o outro projeto, de 100 apartamentos, está sob coordenação do Movimento União por Moradia Popular.
Quanto às inscrições, essas ainda não foram abertas oficialmente, mas em entrevista, o vereador Leandro orientou os interessados a procurarem a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para a criação do Cadastro Único (CadÚnico), fundamental para a participação no MCMV.
O presidente Lula (PT) criou o programa Minha Casa Minha Vida em fevereiro do ano passado. As medidas são coordenadas pelo Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho (MDB).


Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa
Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025