As viaturas do Corpo de Bombeiros sempre chamam a atenção quando saem pelas ruas com suas sirenes ligadas, para atendimento de alguma ocorrência, mas nesta, os moradores que residem no entorno das Escolas Vitélio Gazapina, na Rua Hector Acosta, e General Neto na Salgado Filho, foram surpreendidos com uma ação preventiva realizada pela corporação denominada Plano de Evacuação de Escolas.
A ação tem como finalidade ações de treinamento de evacuação de escolas do município, segundo cronograma do governo do estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de garantir a preservação da vida e do patrimônio, bem como a tranquilidade e a segurança da comunidade escolar. O primeiro treinamento foi realizado na terça-feira (9), na Escola Estadual Vitélio Gazapina quando, por volta das 9h15, o alarme de incêndio soou avisando aos alunos para se retirarem do local até a chegada do Corpo de Bombeiro. Tudo simulado, como uma situação real, para avaliar o tempo de resposta, tanto dos alunos, quanto dos professores e bombeiros. No final, o sargento Barboza, responsável pela coordenação do treinamento, conversou com os alunos falando sobre a importância da prevenção.
Por dentro da ocorrência
Já na manhã de quinta-feira (11), foi a vez da Escola Estadual General Neto realizar a simulação, e desta vez a reportagem do Jornal A Plateia acompanhou os bastidores do trabalho dos Bombeiros desde a saída do quartel até a escola. O vídeo pode ser acessado nas redes sociais do Facebook e Instagram do Jornal A Plateia, que mostra um pouco da rotina dos profissionais.
Segundo o sargento Barboza, as simulações irão continuar até o fim do ano. “Essas ações de prevenção fazem parte do plano estadual que está sendo executado pelo Corpo de Bombeiros, e nesta semana já fizemos nessas duas escolas. O que se pretende é que em caso de alguma ocorrência no ambiente escolar, que todos estejam preparados e saibam como proceder. As duas escolas estão de parabéns em nossa avaliação” disse.