seg, 27 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 25 e 26.01.25

E a polêmica dos Guapuruvus prossegue.

Foto: Matias Moura/AP

Nesta quinta-feira (11), no programa Conversa de Fim de Tarde, recebi a Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Vanderléia Maia, e dois integrantes do conselho representando os demais.

Segundo o conselho, esse problema poderia ter sido resolvido já há algum tempo.

Desde dezembro de 2022, se debate esse assunto, já foi parar no Ministério Público, inclusive com parecer que acompanha a proposta do conselho, mas afinal: por que não se tem a solução até agora?

Enquanto isso, os moradores e comerciantes da avenida Tamandaré, a cada temporal, vivem o drama, o risco de um Guapuruvu cair e atingir uma casa, um comércio, um veículo, enfim, tomara que, caso aconteça, não tenhamos vítimas.

Por outro lado, uma notícia boa vem do educandário Professor Chaves, que desenvolve o Projeto de Plantio de Crotalárias.

Em entrevista para o repórter Marcelo Pinto, o Diretor da escola Daniel Tavares, explicou o novo Projeto que cultiva Crotalária, que é uma planta leguminosa, e que a flor desta planta atrai às libélulas, que são insetos predadores naturais do Aedes aegypti, cujas larvas se alimentam de outros, no caso do mosquito transmissor da dengue. Segundo o diretor da escola, a ideia é distribuir mudas para os alunos também e criar um ciclo de combate natural ao mosquito da dengue.

Parabéns a todos os envolvidos nesse Projeto!

Até a próxima conversa!

 

[email protected]

La 39ª Expo Feria Ovina, Artesanal e Industrial de Paso de los Toros fue lanzada en Rivera

En horas de la mañana de este lunes 27 de enero en las instalaciones de la Intendencia Departamental de Rivera se presentó oficialmente la “39ª Expo Feria Ovina, Artesanal e Industrial de Paso de los Toros”. La misma se desarrollará de 6 al 9 de febrero en el Parque José Batlle y Ordóñez junto al Rio Negro en el municipio

44% dos universitários já trancaram o curso por não conseguir pagar mensalidades, revela pesquisa da Serasa

  Serasa reúne 6,5 milhões de ofertas de dívidas de universidades para estudantes negociarem com descontos. 1,6 milhão de universitários de todo o país podem quitar suas dívidas com 68 instituições de ensino parceiras da Serasa. No Rio Grande do Sul existem mais de 500 mil ofertas disponíveis para os 301.287 consumidores com mensalidades atrasadas; As faculdades Ânima Educação, Estácio,

TCE/RS promove cursos de capacitação

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), através da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) promove dois cursos de capacitação para a atuação de profissionais da área pública. As atividades são gratuitas, autoinstrucionais com carga de 20 horas. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre temas fundamentais relacionados à educação antirracista e