qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

De autoria de Mainardi, projeto que equipara pessoas com fibromialgia a portadores de deficiência é aprovado na Assembleia Legislativa

Foto Cedida

Na última terça-feira (09), o plenário da Assembleia Legislativa do RS aprovou o Projeto de Lei 296/2023, de autoria dos deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), que equipara as pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência. O projeto visa beneficiar as pessoas atingidas pela síndrome reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que atinge aproximadamente 270 mil gaúchos.

“A aprovação deste projeto é uma grande vitória a todas as pessoas que sofrem com esta doença. Ao serem equiparadas a pessoas com deficiência, poderão ter acesso a tratamentos no SUS que até então não tinham direito, trazendo mais qualidade de vida a quem sofre com a síndrome. Esta é uma doença muito desgastante, com inúmeros sintomas debilitantes”, afirmou Mainardi.

O projeto segue agora para sanção do governador. A intenção é que a lei seja sancionada até o dia 12 de maio, Dia da Conscientização e Enfrentamento da Fribromialgia, estabelecido pela Lei Federal 14233/2021. Também estiveram presente no ato a vereadora Caren Castencio (PT) e Lilian Melo e Susi Duarte, da Fibrobagé, Associação das Pessoas com Fibromialgia de Bagé.

“Este é um projeto construído pelas mãos das pessoas com fibromialgia, através dos deputados Mainardi e Valdeci, que tiveram um olhar sensível na importância desta política pública”, afirmou Nívea Marques, presidente da Fibrobagé. “A partir desta lei, poderemos construir condições para que quem sofre com a doença possa alcançar direitos e tratamentos adequados para a doença”, concluiu.

Pelo projeto, ficam equiparadas às pessoas com deficiência as pessoas com fibromialgia. Para os efeitos desta lei consideram-se pessoas com fibromialgia aquelas com avaliação e diagnostico de fibromialgia, por médico competente na especialidade, que se enquadrem nos requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia ou órgão que venha a substituí-la. A avaliação da deficiência, acaso necessária, poderá ser biopsicossocial e ficam estendidos às pessoas com fibromialgia os direitos de acesso aos programas, benefícios, tratamentos especiais ou demais disposições aplicáveis às demais pessoas com deficiência, previstos na legislação estadual.

A doença

O principal sintoma da fibromialgia é a dor muscular crônica generalizada, sendo de difícil diagnóstico, podendo ser confundida com inúmeras outras doenças. Pode também causar perda de memória, falta de sono regenerador, depressão, ansiedade e atinge mulheres em número percentual maior do que homens. Tais sintomas podem limitar significativamente a vida dos portadores em níveis físico, profissional e mental. Em muitos casos leva o portador à exclusão social, abandono do trabalho e preconceito da sociedade por não ser bem conhecida da população.

 

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro