dom, 30 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Fronteira da Paz: este é o título que gostamos de denominar nossa cidade.

foto: Marcelo Pinto/AP

Orgulho que os santanenses e riverenses demonstram quando se referem a nossa fronteira. No entanto, no último mês circulou nas redes sociais vídeos de brigas generalizadas em alguns pontos da nossa cidade que assustaram nossa comunidade.
Nosso atrativo turístico, o Parque Internacional, já foi por muitas vezes, palco deste tipo de falta de inteligência humana. Dura realidade. Hoje, o parque tem moradores de rua, cachorros e adolescentes que ali encontram, como uma forma de rebeldia, um lugar que podem chamar “de seu” e aqueles que se aproveitam para cometer pequenos furtos e delitos.
Quando o cidadão de bem não ocupa os espaços públicos, sempre tem o traficante que ocupa e, às vezes, adota nossos filhos na rua.
Nossa linha divisória, não é de agora, é um espaço que a bandidagem utiliza como verdadeira sala de negócios ilícitos.
Prostituição e usuários de drogas, cada vez são mais frequentes e avistados em plena luz do dia, amedrontando os fronteiriços e os turistas.
O Poder Público municipal e a Segurança Pública estudam formas de agir, pois em tese se faz necessário um trabalho de inteligência para identificar os verdadeiros bandidos, separá-los daqueles que utilizam o Parque Internacional para seu trabalho. Sim, tem muita gente que dali tira seu sustento de forma honesta.
Já aqueles indivíduos em situação de moradores de rua que usam aquele espaço e que devem ser acompanhados pelo Poder Público, tem muito santanense que se incomoda com essa situação, e reclama por julgar um direito adquirido o fato de ir e vir neste espaço público, e que, no entanto, é impedido por constrangimento ou medo. Então, não utilizam mais o parque para passeios com suas famílias de forma tranquila por não saberem como explicar aos seus filhos e famíliares aquela situação constrangedora de alguém fumando alguma droga ou praticando outro tipo de delito.
Nossa esperança está nos agentes de Segurança Pública. Urge a presença mais constante e ostensiva, talvez assim a população de forma mais tranquila possa voltar a passear, fazer um registro fotográfico no obelisco e, quem sabe, até matear no final da tarde.
Se você fizer uma pequena enquete em suas redes sociais, claro, nada científico, o resultado da pesquisa não será diferente: as pessoas querem a presença ostensiva da Brigada Militar e do Poder Público.
Por fim, nada deve ser feito isoladamente, é necessário o auxílio da polícia de Rivera, assim em ações conjuntas teremos mais sucesso. Acredito em nossa segurança pública, tenho certeza de que nosso símbolo da Paz é de todos e não somente de delinquentes, e que as nossas ruas, cada vez terão mais segurança, pois cabe a todos nós a vigilância, são nossos filhos, irmãos, primos, conhecidos que estão nas ruas com suas vidas em risco.
Até a próxima conversa.

Inteligências múltiplas: humana, inata e artificial

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF) A inteligência humana é uma das mais complexas manifestações da natureza. Caracteriza-se pela capacidade de raciocínio, aprendizagem, adaptação e criação de soluções inovadoras. Esta inteligência está profundamente ligada ao cérebro humano, mas também ao funcionamento integrado de todo o corpo, incluindo processos inconscientes que ocorrem a nível celular. Por exemplo, as células do sistema imunitário

Defesa de Bolsonaro Pode Chamar Hamilton Mourão Como Testemunha em Julgamento

Defesa de Bolsonaro poderá arrolar Hamilton Mourão como testemunha de defesa, na audiência do julgamento do processo da suposta tentativa de golpe de Estado, da qual Bolsonaro virou réu. Deverão questionar o motivo de seu vice-presidente não ter sido investigado nesse processo, ocasião que apresentarão evidências de sua conspiração com autoridades do governo “Biden” para prejudicar Bolsonaro. Fonte: Joaquim Ribeiro,