qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Radar da Politíca | Vai ter Carnaval!

Talvez uma das perguntas que os santanenses mais se fizeram nesta semana é se o Carnaval iria acontecer em Sant’Ana do Livramento em 2024. Esta insegurança foi criada após o adiamento da data do evento, que passou de março para abril. Afinal, por que o Carnaval foi tranferido? O que ocasionou a troca de datas? Bom, essas foram as respostas as quais eu me dediquei nos últimos dias para apurar e informar a vocês, caros leitores. Acontece que a Prefeitura de Livramento abriu um processo licitatório divido em dois lotes: o primeiro, para contratar o serviço de sonorização e; o segundo, de estrutura, tal como arquibancadas e palco. Esse processo recebeu uma solicitação de impugnação pela empresa LS Produções, de Água Santa-RS. A empresa alega no seu pedido a ausência de prazo mínimo de antecedência para a solicitação dos serviços em relação ao evento e descrição insuficiente dos itens do lote dois. O pedido foi indeferido. Com isso, o então pregoeiro responsável pelo processo pediu um parecer da Procuradoria Jurídica do Município. O Órgão, por sua vez, constata que existe a ausência de especificações na licitação e que isso tornaria inviável a regularidade procedimental.

Na sequência, a Analista Jurídica da Procuradoria, Taís de Oliveira, diz que os questionamentos da LS Produções são legítimos e com isso, opinou pela readequação e nova publicação do instrumento convocatório.

Secretária contraria os técnicos

A Secretária de Turismo e Cultura, Sandra Pontes (PL), analisou a documentação apresentada pela LS Produções e o parecer jurídico, mas decidiu por não realizar alterações que visassem adequações no processo, por acreditar que o então pregoreiro “adiantou a fiscalização dos bombeiros, fiscal de contrato e engenheiro de segurança”. Complementando que o mérito é de fiscalização posterior e não nesta fase do processo e com isso requisitou o prosseguimento do processo.

Pregoeiro pede para sair

Com a manifestação da secretária Sandra Pontes, o então pregoeiro da licitação do Carnaval encaminhou um ofício ao chefe do Setor de Licitações pedindo a sua substituição, pois ele não concordava com o prosseguimento do processo licitatório sem as adequações necessárias, adequações essas que inclusive seriam pertinentes não somente para o pregoeiro, como também para a Procuradoria Jurídica.

Em uma simples pesquisa, é possível constatar que um processo licitatório desses leva, em média, 60 dias. Já no caso de Livramento, o edital foi assinado pela prefeita no dia 30 de janeiro. Considerando a data prevista para a realização do Carnaval, a Secretaria da Fazenda teve a metade do tempo para concluir o processo, tanto é que houve o adiamento.

Contraponto

A Secretária de Cultura, Sandra Pontes, afirmou na tarde desta sexta-feira (15) que o Carnaval está confirmado para os dias 05 e 06 de abril e os contratos com as empresas vencedoras já foram assinados.
Além disso, Sandra disse que iniciou o processo no ano passado e que depois que a licitação saiu da Cultura, não teve mais gerência e por isso não soube dizer porque o edital foi assinado apenas no dia 30 de janeiro.
Sobre contrariar o parecer da Procuradoria, Pontes disse que é prerrogativa do fiscal de contrato e não da Procuradoria tratar sobre a questão abordada. Sobre a saída do pregoeiro, Sandra disse que é direito do servidor.

Em ação inédita, Feirão Limpa Nome disponibiliza telefone gratuito para negociação de dívidas

Consumidores de todo o país podem ligar para o número 0800 591 5161 e pagar suas contas atrasadas diretamente por telefone. Ação começa na segunda (25) e vai até sexta-feira (29); Atendentes treinados estarão disponíveis das 8h às 20h horas para esclarecer dúvidas e auxiliar no processo completo de negociação. Negociações por telefone têm os mesmos benefícios de todo o Feirão,

Brigada Militar prende homem acusado de furtar televisor em hotel de Livramento

Um homem, natural de Alegrete, com extensa ficha criminal, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) pela Brigada Militar, na Rua dos Andradas, por furtar um aparelho televisor de um hotel localizado na Rua Manduca Rodrigues. As câmeras de segurança do hotel acabaram registrando toda a ação do criminoso que entrou no local por volta das 6 h e praticou