A Secretaria Municipal de Saúde de Sant’Ana do Livramento inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS I), no município. O novo centro, conforme especificações do Governo Federal, tem como objetivo prioritário atender crianças e adolescentes que enfrentam transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Também serão atendidas outras situações clínicas que interfiram na capacidade dos jovens de estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
O serviço será prestado por uma equipe multidisciplinar composta pelos profissionais neuropediatra, psiquiatra, psicopedagoga, pediatra, neuropsicopedagogo, educador especial, educador físico, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiro e técnico em enfermagem.
Os encaminhamentos para o CAPS I serão realizados pelas Unidades Básicas de Saúde, por meio de médicos clínicos ou pediatras, garantindo uma abordagem integrada e articulada entre os diferentes níveis de atenção à saúde.
De acordo com Ana Paula Rieffel, atual Coordenadora da Assistência Farmacêutica e uma das responsáveis pela articulação do projeto e o início do serviço, a finalidade principal é “proporcionar um cuidado integral e especializado às crianças e adolescentes que necessitam de suporte psicossocial”.
O serviço funcionará das 8h às 18h e a meta é realizar, em média, 500 atendimentos mensais.
A prefeita Ana Tarouco (PL) expressou sua satisfação com a inauguração do CAPS I, destacando o impacto positivo que essa nova unidade terá na vida da comunidade. “Há dois anos sonhávamos com isso e hoje podemos entregar para a nossa Sant’Ana do Livramento uma rede que vai alcançar as nossas crianças, os adolescentes e as famílias que estão incluídas nesse processo. Vai alcançar um serviço de acolhimento completo, um serviço de psicologia e medicina. Eu me sinto orgulhosa disso aqui, sobretudo por ter as pessoas certas, nos lugares certos […] aqui dentro será um espaço para mudar a vida das pessoas, exatamente sobre isso, que trabalhando ali fora as nossas crianças e adolescentes tenham um espaço social inclusivo”, comentou.
O Secretário Municipal da Saúde, Élvio Gulart, também ressaltou a importância do novo centro como uma referência regional na assistência à saúde mental infantojuvenil. “Se Deus quiser, essa Unidade será referência em toda nossa região, isto aqui tem tudo para ser referência para as mães, famílias e filhos que precisam […] esperamos que este espaço dê o conforto tão importante e necessário para as pessoas”.
A presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista – TAU, Cátia Paines, compartilhou sua jornada de luta e esperança. “Minha luta começou há 7 anos, com o diagnóstico do meu filho. Comecei de forma solitária, levando informações até as pessoas através das minhas redes sociais. Muitas mães foram se somando ao longo desse tempo. Hoje estou à frente da Associação de Pais e Amigos do Autista – TAU onde, juntas, lutamos por mais qualidade de vida para nossos filhos. E o CAPS I é a realização de nossos sonhos”, destacou Cátia.
Ela ressaltou que a luta das mães ainda continua, enfrentando carências não apenas na área da saúde, mas também na educação e assistência social. No entanto, ela expressou sua gratidão ao Governo Municipal por nunca desistir de ajudá-las. “Por dois anos, a Administração Ana Tarouco e Evandro Gutebier trabalhou para que esse sonho de muitas mães se realizasse. E também tenho que dizer que os servidores da Secretaria de Saúde deram o seu possível e impossível para que o CAPS I hoje esteja aqui recebendo nossos autistas”, enfatizou
Paratleta da APAE Bruno Carossio recebe honraria do Comitê Brasileiro Paralímpico
Neste sábado 23 de novembro, Bruno Armando Lamp Carossio, paratleta santanense da APAE, recebeu na capital dos gaúchos, a honraria “Mizael Conrado” ofertada pelo Comitê Brasileiro Paralímpico como destaque em 2024. A cerimônia foi realizada no Clube do Professor Gaúcho em Porto Alegre, Avenida Guaíba, nº 12060, bairro Ipanema – Porto Alegre, às 20h. O paratleta esteve acompanhado da professora