Representantes de seis empresas chinesas e do escritório do Conselho Chinês de Promoção de Comércio Internacional no Brasil (CCPIT) estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) na manhã desta quarta-feira (6/3) para conhecer as oportunidades de negócio oferecidas pelo Rio Grande do Sul. O encontro teve por objetivo prospectar novas parcerias com o país que é um dos principais parceiros comerciais do Estado.
O grupo é composto por seis empresas: Bank of China Brazil S.A, Agricultural Bank of China São Paulo Representative Office, CPFL, Hytera Brasil, Cncec Engenharia Química Ltda e CGGC Construtora do Brasil Ltda. Elas atuam nos segmentos financeiro, químico, de construção, de energia e de equipamentos de comunicação.
O representante geral do CCPIT e secretário-geral da Associação Brasileira de Empresas Chinesas (ABEC), Guo Yinghui, chefiou a missão ao Estado. Para Yinghui, o encontro é um caminho para estreitar o diálogo entre China e Rio Grande do Sul e pensar em novos projetos conjuntos. Esta é a razão, segundo ele, de a comitiva ser formada por empresas de diversos setores.
O economista do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Comerciais (DPCI) da Sedec, César Rech, falou sobre o papel de transversalidade da secretaria nas ações pelo desenvolvimento do Estado e apresentou as potencialidades do RS. “A localização estratégica na América do Sul e em relação aos outros países do Mercosul e também a educação de excelência e o fato do Rio Grande do Sul ser líder em inovação em diversas áreas”, ressalta. Também explicou aos presentes que o secretário Ernani Polo não pode participar por estar na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.
O diretor e coordenador adjunto do Sistema Estadual de Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas (Seadapi) da Sedec, Gustavo Rech, explicou para o grupo sobre os incentivos fiscais que o governo estadual oferece para as empresas que queiram investir no Estado e apresentou os distritos industriais. Rech destacou projetos do RS no campo das energias renováveis. “O Estado tem um estudo de viabilidade de produção de hidrogênio verde, além de várias licenças para parques eólicos. Também tem projetos sobre energia solar e biomassa”, salientou.
Após as apresentações pela Sedec, Guo Yinghui relembrou a missão gaúcha, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e que contou com a participação do secretário Ernani Polo, que foi à China em novembro de 2023 e teve um estande na Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (China International Supply Chain Expo – Cisce). “Até então, eu tinha a ideia de que o Rio Grande do Sul era forte na proteína animal, mas após esta apresentação, entendo que o Estado também é destaque em outras áreas, como tecnologia e inovação”, disse. Yinghui se mostrou otimista com novas parcerias após a reunião: “tudo o que foi dito aqui vai fazer uma ótima fundação para que os negócios entre o RS e a China se fortaleçam, ainda mais depois de tomar conhecimento dos incentivos”, pontuou.
Guo Yinghui e Lei Lei, também representante do CCPIT, visitarão a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Yinghui disse que tem grandes expectativas em relação à feira, já que é a primeira vez que é organizado um dia temático da China no evento e que espera fortalecer a cooperação econômica e comercial entre o país e o Rio Grande do Sul.
Da Sedec, também participaram da reunião a assessora Graziella Porto Silva e os analistas Vinicius Heinrichs e Simone Ferreira.