O programa Exporta RS, do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) apresentaram nesta terça-feira (5/3), na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, uma palestra sobre o desenvolvimento da pecanicultura e sobre as ações para divulgação desta cultura no Brasil e no mundo, além de falar sobre a abertura de mercados para este produto. A assessora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Astrid Schünemann, foi uma das palestrantes.
A palestra, que aconteceu no Pavilhão Internacional da Expodireto, teve como base o Estudo de Mercado realizado pelo Exporta-RS em dezembro de 2023, a pedido do IBPecan. Na pesquisa, foram relatados os potenciais mercados e compradores externos da noz-pecan brasileira, com destaque para a China. Um dos objetivos do IBPecan é atingir o status sanitário brasileiro para entrar no mercado chinês, que é o maior importador do mundo. Em especial pela produção brasileira ter uma grande vantagem: sua colheita ocorre em maio, período de entressafra americana e mexicana, bem como do médio oriente e China. Assim, o Brasil tem o potencial de oferecer nozes frescas ao mercado internacional neste período.
Atualmente, o Brasil é quarto maior produtor nozes-pecan, ficando atrás somente dos Estados Unidos, México e África do Sul. A projeção é de produzir 9 mil toneladas, em 7,5 mil hectares, em 2025. No país, o crescimento em áreas plantadas está em pouco mais de mil hectares por ano.
O Exporta RS realiza pesquisas de mercado gratuitamente para pequenas e médias empresas dos mais diversos setores produtivos do Rio Grande do Sul, auxiliando-as no seu desenvolvimento para exportação e consolidação de sua presença no mercado internacional. A elaboração dos estudos é feita de maneira gratuita e, nesses relatórios, é possível ter um panorama amplo dos países de interesse para exportar, abastecendo as empresas de informações cruciais para o sucesso das negociações.
Além de representantes do IBPecan e de empresas convidadas, participou da palestra a o coordenador do Exporta-RS, Silvio Andriotti, e a assessora do Exporta-RS, Margit Knor.