Uma agenda de 50 ações para desenvolvimento das cidades gêmeas Livramento e Rivera até o ano de 2030 vem sendo trabalhada pelo Gabinete de Cooperação do Projeto Fronteira da Paz Sustentável que tem o apoio financeiro da União Européia por meio do chamado Eixo Atlântico.
Para tratar do assunto foi realizada uma reunião, na manhã de quarta-feira, 28 de fevereiro, na prefeitura de Sant’Ana do Livramento, com a participação do Prefeito em exercício, Evandro Gutebier, o Secretário Geral do Eixo Atlântico, Xoán Vasquez Mao, membros da Agenda Urbana Fronteira da Paz, e o do intendente de Rivera Richard Sander.
No encontro, foram abordadas várias ações que serão tomadas pelo gabinete de Cooperação, sendo a primeira delas a construção da nova sede da Associação de Catadores Novos Horizontes de Sant’Ana do Livramento que vem nos últimos anos trabalhando com a implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis. Segundo o prefeito em exercício Evandro Gutebier, essa parceria com o Eixo Atlântico é uma grande oportunidade para Livramento e Rivera implementarem ações de sustentabilidade já existentes em países de primeiro mundo. “Aqui nós somos dois países e uma só cidade. Acredito que essa parceria e esse trabalho em conjunto vai gerar muitos frutos e desenvolvimento para os dois países”.
Segundo o Secretário Geral do Eixo Atlântico, Xoán Vasquez Mao, as peculiaridades da Fronteira da Paz não são negativas, pelo contrário são muito positivas e difíceis de se encontrar em outros países, principalmente no nível de integração social dos povos e de convivência pacífica. “Temos outros exemplos de cidades no mundo que fazem fronteira, mas aqui notadamente podemos perceber uma única cidade.”, destacou.
Xoán Vasquez disse que há a necessidade também de um maior alinhamento entre os governos das suas nações, sobre a criação de tratados binacionais que possibilitem o traslado de resíduos sólidos, a formalização de tratados binacionais que possibilitem, por exemplo, o traslado de resíduos sólidos, a criação e utilização de meios de transporte binacionais, plano de urbanismo conjunto visando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos fronteiriços.
A Agenda Urbana da Fronteira da Paz procura constituir-se como um plano estratégico que projeta e reinterpreta as cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera, e o continuum urbano que elas formam, em nível econômico, social, ambiental e cultural. Pretende contribuir para melhorar a governação conjunta e promover a cidadania ativa, através de uma metodologia participativa e aberta para ambas as cidades. Foi estruturada em 5 eixos temáticos que abrangem: Políticas Urbanas; Desenvolvimento Econômico; Atmosfera; Inclusão Social e Eficiência Administrativa.
Escola da Simon Bolivar: Tribunal reavalia decisão e libera parte de recursos retidos
Em agosto, o TCE havia suspendido parte do pagamento a empresa por supostas irregularidades, mas voltou atrás em nova decisão