A Semana Acadêmica Anhanguera 2024 foi realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro no Clube Caixeiral, em Sant’Ana do Livramento. O evento, organizado pelos próprios alunos com orientação do corpo docente, teve o objetivo de integrar os estudantes e professores, além de estimular o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de todos os discentes.
Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que estudantes universitários que participam de eventos acadêmicos extracurriculares, como palestras, seminários e workshops, tendem a desenvolver habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe de forma mais eficaz do que aqueles que não participam.
Além disso, a interação entre corpo docente e discente durante esses eventos proporciona um ambiente propício para o debate embasado e o pensamento crítico. Essa troca de conhecimentos e experiências contribui significativamente para o enriquecimento do aprendizado, possibilitando uma compreensão mais abrangente e aprofundada dos temas abordados.
“A Semana Acadêmica tem o intuito de ajudar na construção e na formação dos acadêmicos. E isso só é possível através do apoio dos administradores que acreditam na importância deste evento, da dedicação da Coordenação e seu estímulo incansável de todos os envolvidos, dos professores por divulgarem e mostrarem aos alunos os ganhos para o seu futuro, dos alunos da comissão que acreditam na ideia e participam de todo planejamento e execução e dos alunos que se inscrevem e transformam esse evento num grande sucesso”, comentou Liara Kerber, nutricionista e docente da Faculdade Anhanguera, em entrevista ao Jornal A Plateia.
Durante a Semana Acadêmica, os alunos da Anhanguera puderam participar de palestras sobre assuntos como desenvolvimento pessoal, gestão, saúde, marketing, ESG e inovação. As apresentações foram ministradas por
Adriana Simões, Janice Linhares, Fabiano Severo, Luana Oliveira, Pablo Barbian, Alessandra Alves, Raisa Monique, Barbara Lautert e Natália Cardoso.
Para o fisioterapeuta Pablo Barbian, que palestrou no evento, a multidisciplinaridade da Semana Acadêmica proporcionou a expansão do conhecimento além das áreas de atuação de cada estudante, criando oportunidades dos alunos interagirem entre si e com a comunidade, de forma a ampliarem seus horizontes de aprendizado. “Vejo esse evento como uma forma dos estudantes entregarem à população local formas eficientes de lidar com a saúde e as demais áreas de estudo”, comentou.
A variedade de assuntos abordados durante o evento refletiu também a preocupação da equipe organizadora em fornecer uma educação integral, que não se limitasse apenas ao conhecimento técnico, mas que também incorporasse temas diversos e emergentes, como inovação, tecnologia e sustentabilidade, incentivando os estudantes a pensarem de forma criativa e a buscarem soluções inovadoras para os desafios atuais.
“O sucesso da semana acadêmica reflete a busca constante pela educação de qualidade e a seriedade com que são oferecidos os cursos na modalidade EAD, possibilitando o acesso da democratização do ensino superior”, finalizou Susana Cardoso, estudante de Nutrição e membro da Comissão Organizadora da Semana Acadêmica Anhanguera.