dom, 29 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

TCE-RS alerta prefeitos sobre o último ano de mandato

Fotos: Vinícius Reisi

Orientações a respeito do encerramento de mandato foi o tema da palestra ministrada pelo presidente e auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), na manhã desta quinta-feira (29), durante a Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba) em Xangri-Lá.

Pelo TCE-RS, coube ao presidente Marco Peixoto, à diretora-geral, Ana Lúcia Pereira, ao diretor de Controle e Fiscalização, Roberto Tadeu de Souza Júnior, ao diretor da Escola Francisco Juruena, Diego e ao coordenador de Consultoria Técnica (CT), Evandro Hormercher, abordar os temas que constam no Manual de Orientações para o Encerramento de Mandato. De forma resumida, trataram sobre os principais tópicos das vedações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o último ano de mandato. Também dos impactos e obrigações nas despesas com pessoal, as vedações ao assumir obrigações no último quadrimestre, bem como a responsabilidade e calendário do envio de documentos ao TCE-RS.

Participaram também como palestrantes os auditores de controle externo do TCE Guilherme Sampedro, Aramis Costa de Souza, Jonas Faviero e Luciene Pereira. O auditor Francisco Barcelos esclareceu as dúvidas dos administradores que procuraram o espaço do Tribunal de Contas.

Durante o evento, os técnicos do Tribunal também atenderam em um estande, respondendo às dúvidas de prefeitos e gestores. Marco Peixoto destacou que essa forma de atuação é inédita no TCE-RS. “É uma grande oportunidade de tirar as dúvidas dos municípios e reforçar os cuidados a serem tomados pelos gestores neste período de final de mandato. Os administradores municipais e suas equipes têm muito a ganhar com essa aproximação”, afirmou.

“Negrinho”: Mãe afirma que menino de 8 anos foi vítima de racismo em padaria local

Na manhã deste sábado (28), um caso de injúria racial envolvendo uma criança de 8 anos gerou repercussão em Sant’Ana do Livramento. Patrícia Cavalheiro, mãe do menino, relatou em suas redes sociais que seu filho foi chamado de “negrinho” por uma pessoa dentro de uma padaria próxima ao bairro onde moram. Segundo Patrícia, o menino foi ao estabelecimento para comprar

Homem agride idoso no Parque Internacional

Indivíduo com Múltiplos Antecedentes Criminais Agride Idoso nas Proximidades do Parque Internacional e é Contido pela População em Livramento