Durante essa semana, foram encontradas larvas do mosquito da dengue em pneus, em diversos bairros de Sant’Ana do Livramento.
O Coordenador da Vigilância Ambiental, Fellype Moraes, comentou sobre a coleta de pneus que a Vigilância está realizando em terrenos abandonados. “A gente, semanalmente, coleta pneus nos domicílios, nos terrenos baldios que porventura estejam abertos, não tenham cerca nem portão, para eliminar esses focos, mas ainda assim a gente encontra muitos pneus em terrenos baldios, eles são jogados e conseguimos acessá-los através de denúncias que são feitas”, comentou.
Fellype também relatou sobre as ações de fumacê que estão sendo desenvolvidas nos bairros sobre o combate à dengue. “Hoje, 23 de fevereiro, temos duas estações de fumacê, uma no Wilson, próximo a Higiene do Ribeiro e outra no Jardim Europa, próximo ao condomínio. São dois bairros onde tivemos pessoas reagentes, então vai ter essa atividade de fumacê que busca eliminar o mosquito adulto, que está sobrevoando o perímetro ali do domicílio da pessoa que está contaminada. Anteriormente a essa atividade foi feita a varredura pela equipe de campo, no raio de 250 metros, a partir da casa da pessoa contaminada, onde é eliminado todo e qualquer objeto que possa vir juntar água e, consequentemente, larvas e pupas. Então, agora só falta aplicar o fumacê, que é um inseticida, para tentar acabar com o ciclo do mosquito, tanto larva, quanto pupa ou mosquito adulto”