O Instituto Carlos Vidal de Oliveira, localizado no bairro Fluminense, em Sant’Ana do Livramento, está na lista dos estabelecimentos que mais sofreram furto/arrombamento, neste ano. Segundo a direção da escola, foram oito ataques iguais, em 2024. Em janeiro, foram quatro e os demais, em fevereiro, foram em dias consecutivos, ou seja, em quatro madrugadas seguidas, a instituição foi arrombada.
As câmeras de segurança flagram cada detalhe da ação dos criminosos. Em uma das cenas, o homem caminha tranquilamente no interior da escola, durante a madrugada. Ele entra em uma das salas e sai correndo com uma televisão.
Os primeiros casos aconteceram na despensa do colégio. Quando a equipe da cozinha chegou para preparar a merenda, não encontrou a comida que estava lá. “Chegar e não encontrar nada. Nem utensílios, nem alimento, material de limpeza tudo foi furtado. É uma sensação muito triste né, a gente fica sem chão, a gente se sente como se tivesse arrancado da gente uma parte, porque a gente trabalha com carinho, dedicação para atender os alunos e quando a gente vê que alguém invade o espaço que a gente trabalha, é muito ruim”, destaca Eulália Machado Monte Blanco, merendeira da escola há 20 anos.
Ao invés de estar preparando o novo ano letivo, a instituição que tem mais de 400 estudantes, trabalha para aumentar a segurança das janelas por onde os bandidos entram, durante à noite. “A gente fica triste, porque é difícil de conseguir o material, como televisão, tudo custa dinheiro. E quando a gente chega, sente falta dessas coisas, é bem difícil”, afirma Clodoaldo Pires, responsável pela manutenção.
Enquanto tenta lidar com a falta do que foi furtado, a direção tenta recursos extras com a 19ª Coordenadoria Regional de Educação para seguir o calendário escolar. Mesmo assim, a preocupação continua: em uma das salas, por exemplo, os criminosos estão abrindo, diariamente as grades. Segundo a escola, o alvo é um ar-condicionado que está no espaço. “A gente vê que, aos poucos, cada dia uma grade é retirada, então a intenção que a gente percebe é essa. Começaram pelas televisões, agora voltaram para as salas de aula”, conta a vice-diretora, Dionara Machado de Andrade.
A Brigada Militar informou que vem intensificando o trabalho de patrulhamento no bairro da escola, a partir do levantamento das informações que são disponibilizadas, a fim de buscar a prisão em flagrante desses criminosos. Destacou também que é muito importante a participação da comunidade em chamar através do 190, no momento da ocorrência.
Notícias do dia por Germano Rigotto
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅