qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Instituto Carlos Vidal bate recorde de arrombamentos

Segundo a direção, foram oito furtos somente neste ano

O Instituto Carlos Vidal de Oliveira, localizado no bairro Fluminense, em Sant’Ana do Livramento, está na lista dos estabelecimentos que mais sofreram furto/arrombamento, neste ano. Segundo a direção da escola, foram oito ataques iguais, em 2024. Em janeiro, foram quatro e os demais, em fevereiro, foram em dias consecutivos, ou seja, em quatro madrugadas seguidas, a instituição foi arrombada.
As câmeras de segurança flagram cada detalhe da ação dos criminosos. Em uma das cenas, o homem caminha tranquilamente no interior da escola, durante a madrugada. Ele entra em uma das salas e sai correndo com uma televisão.
Os primeiros casos aconteceram na despensa do colégio. Quando a equipe da cozinha chegou para preparar a merenda, não encontrou a comida que estava lá. “Chegar e não encontrar nada. Nem utensílios, nem alimento, material de limpeza tudo foi furtado. É uma sensação muito triste né, a gente fica sem chão, a gente se sente como se tivesse arrancado da gente uma parte, porque a gente trabalha com carinho, dedicação para atender os alunos e quando a gente vê que alguém invade o espaço que a gente trabalha, é muito ruim”, destaca Eulália Machado Monte Blanco, merendeira da escola há 20 anos.
Ao invés de estar preparando o novo ano letivo, a instituição que tem mais de 400 estudantes, trabalha para aumentar a segurança das janelas por onde os bandidos entram, durante à noite. “A gente fica triste, porque é difícil de conseguir o material, como televisão, tudo custa dinheiro. E quando a gente chega, sente falta dessas coisas, é bem difícil”, afirma Clodoaldo Pires, responsável pela manutenção.
Enquanto tenta lidar com a falta do que foi furtado, a direção tenta recursos extras com a 19ª Coordenadoria Regional de Educação para seguir o calendário escolar. Mesmo assim, a preocupação continua: em uma das salas, por exemplo, os criminosos estão abrindo, diariamente as grades. Segundo a escola, o alvo é um ar-condicionado que está no espaço. “A gente vê que, aos poucos, cada dia uma grade é retirada, então a intenção que a gente percebe é essa. Começaram pelas televisões, agora voltaram para as salas de aula”, conta a vice-diretora, Dionara Machado de Andrade.
A Brigada Militar informou que vem intensificando o trabalho de patrulhamento no bairro da escola, a partir do levantamento das informações que são disponibilizadas, a fim de buscar a prisão em flagrante desses criminosos. Destacou também que é muito importante a participação da comunidade em chamar através do 190, no momento da ocorrência.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: