sex, 6 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Instituto Carlos Vidal bate recorde de arrombamentos

Segundo a direção, foram oito furtos somente neste ano

O Instituto Carlos Vidal de Oliveira, localizado no bairro Fluminense, em Sant’Ana do Livramento, está na lista dos estabelecimentos que mais sofreram furto/arrombamento, neste ano. Segundo a direção da escola, foram oito ataques iguais, em 2024. Em janeiro, foram quatro e os demais, em fevereiro, foram em dias consecutivos, ou seja, em quatro madrugadas seguidas, a instituição foi arrombada.
As câmeras de segurança flagram cada detalhe da ação dos criminosos. Em uma das cenas, o homem caminha tranquilamente no interior da escola, durante a madrugada. Ele entra em uma das salas e sai correndo com uma televisão.
Os primeiros casos aconteceram na despensa do colégio. Quando a equipe da cozinha chegou para preparar a merenda, não encontrou a comida que estava lá. “Chegar e não encontrar nada. Nem utensílios, nem alimento, material de limpeza tudo foi furtado. É uma sensação muito triste né, a gente fica sem chão, a gente se sente como se tivesse arrancado da gente uma parte, porque a gente trabalha com carinho, dedicação para atender os alunos e quando a gente vê que alguém invade o espaço que a gente trabalha, é muito ruim”, destaca Eulália Machado Monte Blanco, merendeira da escola há 20 anos.
Ao invés de estar preparando o novo ano letivo, a instituição que tem mais de 400 estudantes, trabalha para aumentar a segurança das janelas por onde os bandidos entram, durante à noite. “A gente fica triste, porque é difícil de conseguir o material, como televisão, tudo custa dinheiro. E quando a gente chega, sente falta dessas coisas, é bem difícil”, afirma Clodoaldo Pires, responsável pela manutenção.
Enquanto tenta lidar com a falta do que foi furtado, a direção tenta recursos extras com a 19ª Coordenadoria Regional de Educação para seguir o calendário escolar. Mesmo assim, a preocupação continua: em uma das salas, por exemplo, os criminosos estão abrindo, diariamente as grades. Segundo a escola, o alvo é um ar-condicionado que está no espaço. “A gente vê que, aos poucos, cada dia uma grade é retirada, então a intenção que a gente percebe é essa. Começaram pelas televisões, agora voltaram para as salas de aula”, conta a vice-diretora, Dionara Machado de Andrade.
A Brigada Militar informou que vem intensificando o trabalho de patrulhamento no bairro da escola, a partir do levantamento das informações que são disponibilizadas, a fim de buscar a prisão em flagrante desses criminosos. Destacou também que é muito importante a participação da comunidade em chamar através do 190, no momento da ocorrência.

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a