A preocupação que o vereador Duda Amaral vem manifestando desde o inicio de seu mandato com as questões relacionadas à infraestrutura e logística na fronteira sensibilizou seus colegas da Comissão Permanente de Infraestrutura da Câmara de Vereadores, que o elegeram para mais um período na presidência dessa instância regimental. Entre outras ações, Duda tem sido um dos representantes do Legislativo no grupo de trabalho que elabora o futuro Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que vem estudando e definindo intervenções importantes no cotidiano urbano para melhorar as condições gerais de habitabilidade no município. Uma das mudanças já anunciadas e pelas quais o vereador vem lutando muito desde o início da atual legislatura é a implantação do sentido único na rua Hugolino Andrade, entre a Manduca Rodrigues e o trevo da BR e Thomaz Albornoz (foto). Duda manifestou aos colegas o desejo de continuar atuando nessa área e recebeu apoio integral dos vereadores Cleber Custódio, Rafael de Castro, Leandro Ferreira e Elso Alvienes, que foi eleito vice-presidente da Comissão para o exercício deste ano.
Sacolas recicláveis
Está tramitando na Câmara de Vereadores projeto de lei do vereador Maurício “Galo” Del Fabro que prevê a obrigação dos estabelecimentos comerciais em Livramento de substituir as sacolas plásticas que atualmente são fornecidas a clientes, para o transporte de mercadorias e produtos, por sacolas confeccionadas com materiais biodegráveis – de mais fácil e rápida decomposição e absorção pela natureza. Caso a proposta seja aprovada, as empresas terão prazo entre 2 e 3 anos para promover a substitução das sacolas.
Trova fronteiriça
O declamador santanense Luciano Quines (foto), representando o CTG Presilha do Pago, conquistou o segundo lugar do concurso de trova campeira no palco do 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, que terminou nessa semana. O evento reuniu um público estimado em meio milhão de pessoas e 13 mil competidores (sendo 9 mil na parte campeira e 4 na artística), representando diversas cidades do Rio Grande do Sul ao longo dos nove dias de atividades artístico-culturais e campeiras. As premiações chegaram a R$ 1 mihão.
Indenização de Fronteira
A Câmara de Vereadores deverá apreciar nesta próxima semana proposta de Moção de Apoio à emenda constitucional que tramita no Congresso Nacional, criando a Indenização Educacional de Fronteira e de Localidade de Difícil Fixação para servidores e professores do quadro do magistério federal. A Moção de Apoio à matéria foi proposta pelo vereador Dagberto Reis.
Qualidade
A ideia da indenização quer oferecer um estímulo à permanência de profissionais de educação qualificados nas universidades e institutos federais de ensino localizados nas regiões de fronteira. Normalmente, os bons profissionais da educação acabam optando por centros maiores para o exercício de suas atividades, em razão inclusive de maior variedades de opções de lazer, aprendizados e outros serviços.
Aumento real
Ainda que o Executivo tenha recuado na pretensão de conceder índice perto da casa dos 6% entre reposição inflacionária e aumento real aos funcionalismo, foi muito bem recebido pela classe o total de 5% encaminhado à apreciação da Câmara.
A Associação dos Artistas e Fazedores de Cultura de Sant’Ana do Livramento realizou na noite de quinta-feira, nas dependências do CTG Presilha do Pago, o lançamento do projeto “Música para Jovens”, que acessou recursos de edital cultural para aplicação de uma Emenda Impositiva de autoria do vereador Dagberto Reis. O projeto aprovado, elaborado pela produtora cultural Andréia Cavalheiro Rodrigues a partir de uma provocação do presidente da Associação dos Artistas, Rui Rodrigues, possibilitou a aquisição de instrumentos e a contratação de profissionais músicos para o ensino musical a crianças e jovens de escolas locais. A partir de março, serão ministradas aulas de música nas Escolas Célia irulegui e Silvio Ribeiro.