dom, 24 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Dé Lá, Pra Cá | Da Babilônia à Sapucaí

Máscaras venezianas de carnaval

Colunista Dana Badra

Chegamos no Carnaval. A mais famosa festa popular brasileira. Tão célebre que, junto com o futebol, fez o Brasil ganhar notoriedade como o país do ziriguidum e da bola no pé. Não há quem não aguarde a data, seja pelo feriado prolongado ou por seus festejos, mas… sabemos realmente do que se trata?
Até há pouco eu não sabia, então conduzi minha própria pesquisa (leia-se, pelo WhatsApp, para meia dúzia de amigos foliões) para saber se eu era a única desconhecedora. O resultado? Bom, digamos que foi o que me fez escrever este texto.
Partimos da minha enquete: não, o Carnaval não é brasileiro. Ele é herança de festas pagãs lá na antiguidade, que normalmente celebravam deuses e safras, e tinham no excesso – de comida e bebida, danças e prazeres carnais – sua regra absoluta.
PASMEM! É com a Igreja Católica que o Carnaval toma um formato mais próximo do atual. Quando a Igreja ascende, na Europa da Idade Média, tenta combater o “pecaminoso” festival de todas as formas. Não podendo com o inimigo, junta-se a ele, incorporando a festa em seu calendário oficial e dominando a forma como ela ocorre, em uma jogada de mestre! A data? Conveniência total: logo antes das restrições da Quaresma, dá-se a trégua aos fiéis.
É em Veneza que o Carnaval se consolida como é hoje. Lá, fazia-se tudo o que era proibido no resto do ano. Daí o uso de máscaras: pelo anonimato (e nós pensando que era pela “finesse”).
De lá, o Carnaval viaja pela Europa, adotando costumes locais e adaptando-se a cada região. Ao colonizarem novas terras, os europeus levavam consigo a tradição da folia cristã.
E o Brasil contaria a parte mais incrível desta história: como transformamos simples brincadeiras de rua vindas de Portugal no “maior show da terra”, o Carnaval Brasileiro.
Na próxima semana, um pouco mais sobre essa mágica

Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais

Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot

Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias realiza formatura no 7º RC Mec

O 7º RC Mec, de Sant’Ana do Livramento, foi palco, no dia 13 de novembro, da formatura da Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias. Na ocasião, o Sr. Ten.Cel. Luciano da Costa Dutra, comandante do Regimento, destacou a importância e os valores adquiridos com a prática do esporte na formação do cidadão. O Tenente-Coronel, em sua