Sant’Ana do Livramento foi contemplada, pelo governo do Rio Grande do Sul, com um Centro de Atendimento do Transtorno Autista, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O projeto é vinculado ao Sistema de Gerenciamento de Consultas (GERCON) e deve atender toda região. Os atendimentos começarão a funcionar na primeira semana de abril, no prédio da Associação, que está passando por uma reforma para ampliar o número de salas.
A prefeita Ana Tarouco (PL) e o presidente da APAE, Carlos Nilo, estiveram reunidos no Palácio Piratini, na tarde da última segunda-feira (05), com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) e a secretária de Saúde, Arita Bergmann, para a assinatura do documento que viabiliza a ampliação do número de atendimento do Centro de Atendimento em Saúde do Programa TEAcolhe. Com esta assinatura, o Rio Grande do Sul passará a contar com 28 novos centros de atendimento do programa.
O Centro de Atendimento contará com uma equipe de oito profissionais, uma neuropediatra, uma pediatra com especialização em autismo, uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma terapeuta ocupacional, duas psicopedagogas e um educador físico.
O atual presidente da APAE, Carlos Nilo, demonstrou muita satisfação e informou como o Centro de Atendimento irá funcionar. “Estou muito feliz em poder ofertar este serviço para comunidade de Sant’Ana do Livramento. Desde 2013, a gente vem trabalhando em cima disso, capacitando pessoas e criando Associação de Pais para que eles fiquem independentes e lutem pela causa.”.
Nilo relatou que desde que saiu o primeiro edital para contemplação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a equipe da APAE se inscreveu. “A lei que cria os Cras no Rio Grande do Sul foi criada em 2019 e quando soubemos que saiu o edital para contemplação a gente se habilitou […] mas naquele primeiro momento não fomos contemplados […], e em 2024 fomos contemplados. Durante a assinatura do termo em Porto Alegre, fomos os únicos a assinar em nome de todos os 28 que foram contemplados”.
Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais
Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot