Na tarde desta quinta-feira (01), o presidente do Sindicato do Comércio de Livramento, João Wagner, orientou que não houve negociação e o comércio não poderá contar com funcionários, durante o feriado de Iemanjá (02).
Nesta semana, durante entrevista à rádio RCC FM, Sergio Renato Oliveira, presidente do Sindilojas, anunciou que fechou um acordo com o Sindicato do Comércio, aprovando o valor de R$ 125,00 o dia de trabalho, devendo a remuneração ser paga no fim do expediente.
Porém, nesta quinta-feira (1°), o presidente do Sindicato do Comércio veio a público afirmando que o acordo feito entre o SindiLojas, Sindigêneros e a instituição que ele representa não foi assinado. Com isso, os comércios não poderão contar com funcionários.
No início da tarde, circulou a informação em um grupo de empresários de uma suposta orientação do Sindilojas para que, o empresário que desejar abrir o seu estabelecimento, não conte com a atuação dos seus funcionários. Ainda no mesmo espaço, o presidente do Sindilojas não confirmou a orientação.
Logo na sequência, em última forma, o presidente do Sindicato do Comércio reafirmou a orientação que havia passado durante a manhã. “O sindicato interfere mediante o funcionário estar trabalhando, porque ele não pode. […] não tem acordo, mas agora, se os donos da empresa, de lojas querem trabalhar, aí é outra situação que não condiz ao sindicato dos empregados de comércio. […] Se tiver trabalhador, com certeza eu vou ter que fazer a denúncia ao Ministério de Trabalho”.