sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Secretaria de Saúde do RS recebe notificação de suspeita de sarampo

No dia 04 de janeiro, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, recebeu uma notificação de suspeita de sarampo.

Trata-se de uma criança, menor de 5 anos, sem vacinação, procedente de um país asiático com circulação endêmica do vírus do sarampo. A família chegou ao Brasil, no dia 26/12/23, passando pelos aeroportos de São Paulo e Porto Alegre, finalizando por transporte rodoviário até o Rio Grande. A criança não estava no período transmissível da doença durante seu deslocamento, dessa forma trata-se de um caso de sarampo importado e confirmado, a criança recebeu alta hospitalar em bom estado geral e seus familiares não apresentam sintoma. Diante disso, estamos fazendo um alerta para a população sobre a vacinação, que é a ação mais importante para a proteção de todos. Vacina que protege para o sarampo é a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A vacina é ofertada pelo SUS até os 59 anos, de acordo com as indicações do calendário nacional de vacinação.

Sarampo

É uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de 5 anos e imunodeprimidos e desnutridos, é extremamente contagiosa, que infecta 9 de 10 suscetíveis após a exposição ao vírus. É transmitida de forma direta, através de secreções nasofaríngeas ao tossir, espirrar ou falar. Portanto, um caso suspeito deve ficar em isolamento respiratório / fazer uso de máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.
Caso suspeito de sarampo: indivíduo que, independente da idade e situação vacinal, apresente febre e exantema maculopapular acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. É uma doença de notificação imediata e compulsória para a vigilância epidemiológica municipal.

TrÍpLice Viral (sarampo, cachumba e rubéola) 

O esquema completo consiste em duas doses até os 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Nas crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e 15 meses de idade. Profissionais de saúde devem realizar duas doses independente da idade.

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por