Um grupo de aproximadamente 30 parlamentares de oposição, entre deputados e senadores, compareceu a Brasília nesta quarta-feira (24), para prestar solidariedade ao líder da oposição, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na última semana, em mais um desdobramento da Operação Lesa-Pátria. A grande mobilização acontece em meio ao recesso do Legislativo e demonstra a gravidade com que o grupo político está tratando o caso, considerado mais um ato de abuso de autoridade praticado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A oposição decidiu se antecipar ao retorno dos trabalhos legislativos para cobrar uma posição institucional dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Presente ao ato político, o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) entende que o Brasil vive um momento extremamente delicado. “Estamos assistindo ao ataque a um dos pilares de nossa Constituição, que é a harmonia e a independência entre os poderes. A oposição está sendo caçada em praça pública, num processo completamente ilegal e autoritário. O Congresso precisa reagir antes que seja tarde”, alertou Zucco.
Já o deputado Carlos Jordy ressaltou que a mobilização não representa um desagravo individual a um político, mas o repúdio a uma sucessão de arbitrariedades que vêm sendo cometidas pelo Judiciário. Ele citou os casos de outros políticos como Daniel Silveira, Deltan Dallagnol, Carla Zambeli e Marcos do Val, para reforçar as ilegalidades que estão sendo cometidas. “São diversos os casos que demonstram que estamos vivendo um momento em que, um poder que deveria ser o guardião da Constituição vem agindo ao arrepio da lei e violando as prerrogativas parlamentares. Sem a devida separação dos poderes não há democracia”, ponderou.
Ficou acordado que Jordy seguirá na liderança da oposição como forma de reforçar o movimento político em defesa da independência do Parlamento. Estava previsto que Filipe Barros (PL-PR) assumisse a vaga de Jordy no rodízio anual que é feito nestes cargos de representação.