A Administração Municipal concluiu nessa semana mais uma etapa do processo de licitação para contratação de empresa para fornecimento e manutenção do sistema operacional para o chamado cercamento eletrônico da zona urbana de Livramento. As empresas que participam do certame estão sendo comunicadas do resultado preliminar e, após concluídos os prazos legais, a vencedora será chamada para assinar o contrato de prestação de serviço. Esse cercamento eletrônico já chegou a funcionar em Livramento, em atuação conjunta do Município com a Brigada Militar. Uma rede com 17 câmeras de vigilância de grande alcance chegou a ser instalada em pontos estratégicos da zona urbana, permitindo vigilância em tempo real pela BM através de um painel com vários monitores no centro integrado de operações, junto ao quartel do 2ºRPMon. Apesar da importância inquestionável desse serviço para a segurança pública, a manutenção do sistema deixou de ser paga pelo Executivo Municipal há alguns anos. Agora, felizmente, volta a ser tratada como prioridade e deve ganhar ainda mais investimentos por parte da atual da Administração.
Festa no Atílio
Até o tempo deve contribuir, na noite deste sábado, para a festividade de reinauguração do estádio Atílio Paiva Olivera, em Rivera. Os portões serão abertos às 17h30 e a programação contará com jogos de futebol e apresentações artísticas.
Emoção com respeito
Ainda repercute na fronteira o incidente ocorrido no torneio binacional de rúgbi, quando uma torcedora mais exaltada discutiu com atletas de uma delegação visitante utilizando vergonhosos termos racistas. O tipo de atitude que, lamentavelmente, desqualifica os excelentes espaços coletivos que vêm sendo criados na estrutura urbana de Rivera.
Palavra cumprida
O presidente da Câmara de Vereadores, Lídio “Melado” Mendes, foi categórico ao justificar a devolução de R$ 120 mil do duodécimo deste mês do Orçamento do Legislativo, sugerindo o investimento desse valor na realização do Carnaval de rua de 2024: “É dinheiro do povo, nada mais justo que volte para o povo e seja aplicado na cultura popular”. Melado havia afirmado ainda no ano passado que, ao assumir a presidência da Câmara, faria essa contribuição para a volta do carnaval de Livramento, após quase uma década sem desfiles das escolas de samba. Cumpriu a palavra.
Resposta rápida à falta de consciência
O compartilhamento do (reconhecidamente difícil) trabalho de manutenção da limpeza pública em Livramento, através da contratação de empresa para a complementação da estrutura da Secretaria de Serviços Urbanos, vem demonstrando resultados bem positivos – comparados à realidade que se via há algum tempo em Livramento. O acúmulo de lixo em pontos de grande movimento, especialmente na área central, chegava a ser parte da rotina. Felizmente – ainda que continuem ocorrendo situações similares – atualmente a Prefeitura conta com uma logística bem mais ágil para combater o que se considera absoluta falta de consciência de pessoas que teimam em tratar o espaço coletivo como lixeira particular. Somadas, as equipes da Secretaria e da empresa contratada conseguem chegar rapidamente a diversos pontos da cidade. Um exemplo claro a coluna traz nas fotos ao lado: na manhã de quinta-feira, um alerta feito pelo telefone ao secretário Julinho Motta, sobre lixo espalhado ao lado de um container na rua Rivadávia Corrêa, permitiu a solução do problema em menos de 30 minutos. Ao receber o feedback em agradecimento, ele comemorou: “(A estrutura atual) nos possibilita uma pronta resposta a vários tipos de demandas, desde corte de grama até lixo espalhado no centro”.