qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Prefeita, qual a avaliação de 2023 e o que pode-se esperar de 2024?

Ana Tarouco fala dos desafios do ano que está terminando e planeja o próximo ano da sua administração

Nesta última edição do ano, o Jornal A Plateia fez seis perguntas para a prefeita Ana Tarouco (PL). Na oportunidade, a chefe do poder Executivo Municipal de Sant’Ana do Livramento fez uma avaliação do ano de 2023 e projeta o ano de 2024. Ana destacou desde os momentos difíceis, com a perda de uma de suas “três mães”, como considerava, até momentos de glória, com a entrega de boas-novas para Sant’Ana do Livramento. Confira:

A Plateia – Qual foi, na sua opinião, o desafio mais importante de 2023?

Ana – “Eu acho que, para além de, pra mim, além de superar a perda que eu tive em julho, se é que dá pra dizer que a gente supera esse tipo de coisa, eu diria que foi a finalização da licitação e a entrega da obra da Brasília. Uma obra de anos parada, projetos muito, muito mal elaborados, que tiveram que ser refeitos, muita conversa de bastidores, muito entendimento, muito atraso”.

A Plateia – A Santa Casa de Misericórdia deve continuar sob intervenção?

Ana – Ela continuará sob intervenção, até porque eu tenho um sentimento de que, tão logo se finde a intervenção, nós vamos começar a ter problemas de novo. Existem muitos interesses em jogo nessa questão. Com certeza, se dependesse de mim, pra eu ter um pouco mais de paz, sem dúvida (finalizaria a intervenção), mas encerrar, não iria terminar a minha “incomodação”, iria exponencializar à medida em que a gente sabe que é refém de algumas práticas antigas”.

A Plateia – A licitação do transporte coletivo sai em 2024?

Ana – É uma resposta que eu não tenho, porque o plano de mobilidade urbana ainda não foi apresentado e ele é uma condição importante. Na licitação do transporte, eu vejo duas questões. A primeira delas é a própria licitação, o próprio termo de referência, que eu não sei se nós temos condições técnicas de elaborar esse termo e nós não teríamos que licitar uma empresa para fazer esse termo de referência, para não ter a licitação judicializada. A segunda é o medo que a gente tem de termos uma licitação deserta, que é muito comum em Livramento”.

A Plateia – Livramento está como a senhora imaginou que estaria ao final deste penúltimo ano de governo?

Ana – “Eu posso te dizer, honestamente, que eu enxergo que ela está melhor do que eu imaginava. Eu confesso que eu não imaginei que eu e a equipe toda de servidores pudéssemos alcançar tantas demandas que nós alcançamos em pouquíssimo e curto espaço de tempo, porque, convenhamos, três anos é um curto espaço de tempo para uma cidade abandonada como recebemos. Então, este ano foi de muitos resultados positivos e muitas problemáticas também, óbvio, mas isso sempre vai existir. É um fator a ser comemorado, assim, para além das dificuldades, nós precisamos reconhecer o esforço, a dedicação e o retorno do dinheiro público que Sant’Ana tem hoje”.

A Plateia – Alguns dos seus assessores já se declararam pré-candidatos nas próximas eleições. A senhora já pensou nos nomes que devem assumir no lugar deles? – Especialmente no primeiro escalão.

Ana – “A gente está muito focado na administração pública e temos deixado a questão das eleições para um momento mais oportuno, embora nos bastidores se converse. Não tem nada pensado em relação a isso e até por uma escolha nossa e por um desejo nosso de primeiro focarmos na cidade para que depois, no segundo momento, a gente possa pensar sobre a questão eleitoral.

A Plateia – O que os santanenses podem esperar da Ana e do seu governo em 2024?

Ana – “O mesmo de sempre. Um compromisso genuíno com o dinheiro público, uma transparência absurda, uma honestidade que se percebe, um esforço para que as coisas saiam do papel, para que as coisas aconteçam, porque a gente tem destravado muita coisa antiga. Só esse ano de 2023 a gente tropeçou e destravou: a Simón Bolívar, que não era nossa; o Batuva, que não era nosso; a Vila Brigadiana, que está sendo destravada… A gente não tem conseguido fazer aquele muito que era o que eu e o Evandro queríamos, porque a gente ainda esbarra em muita coisa antiga, parada. Nós temos um compromisso com a cidade, independente de quem do ano, de quem foi, de quem trouxe, nós temos um compromisso com aquilo que é bom para Sant’Ana. Então, acho que é isso que a cidade pode esperar, mais compromisso, mais dedicação, mais empenho”.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro