O colega Yuri Cardoso, repórter e colunista de política do Grupo A Plateia, aproveitou uma entrevista especial sobre a queima de fogos nas datas e eventos de festividades coletivas, com a participação do vereador santanense Dagberto Reis, a diputada riverense Nazmi Camargo Bulmini e outras autoridades, na rádio RCC FM, e registrou o momento de preocupação comum entre os dois políticos. Independente do abismo ideológico entre os dois, há consenso a respeito dos prejuízos causados pelas explosões de fogos a crianças e adultos com autismo e também aos animais de pequeno, médio ou grande porte. O Cabildo Abierto, de Nazmi, representa a extrema direita uruguaia, bem diferente do PT de Dagberto Reis. A luta contra os fogos barulhentos uniu os dois.
Novos professores na região
O Governo gaúcho publicou quinta o edital de nomeação de 1.542 novos professores para a rede de ensino estadual, aprovados no último concurso público. Os novos servidores deverão atuar nas áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena com as vagas distribuídas entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Para atuarem na região de Livramento, que faz parte da 19ª CRE, foram nomeados para estágio probatório 32 novos professores de Classe A, níveis I e III, em regime de 20 horas semanais de trabalho. A entrega de documentos dos nomeados deve ser feita em Porto Alegre.
O verdadeiro presente está no brilho do olhar de uma criança que recebe uma simples lembrancinha de Natal. Essa é uma máxima que acompanha todas as pessoas que realizam ações solidárias no fim de ano, como a turma que há anos acompanha o vereador Lídio “Melado” Mendes. O pessoal se mobiliza durante vários meses antes do Natal arrecadando doações, principalmente brinquedos, que são distribuídos em algumas vilas da cidade com a ajuda do “Papai Noel”, Eclair Flores Simas, o popular Chefinho. O grupo realiza a ação solidária nas vilas de Livramento já há 24 anos.
Líder em 2024
A função de Líder do Governo na Câmara, vaga desde junho desse ano por decisão da própria prefeita Ana Tarouco, pode voltar a ser ocupado em 2024 pelo vereador Maurício “Galo” Del Fabro. Ele exerceu esse posto durante os dois primeiros anos do atual Governo e se desligou ao assumir a presidência da Câmara. O vereador Jovani Romarinho chegou a assumir a missão por algumas semanas mas não se acertou com o Governo, que encaminhou ofício ao Legislativo em junho comunicando a decisão de não indicar liderança nos demais meses de 2023. Deixando a presidência, Galo manifestou interesse em voltar ao posto.
Reposição em fevereiro
Os projetos que concedem aumento linear de R$ 200,00 a cada servidor municipal, alteram a matriz salarial e antecipam para fevereiro de cada ano a data-base para revisão dos salários do funcionamento devem ser votados apenas na virada do ano – possivelmente em convocação extraordinária do Legfislativo Municipal. O Governo já considera a possível necessidade de pagamento retroativo do reajuste ao funcionalismo.
A ONG Provida entregou, nessa semana, uma nova doação de materiais cirúrgicos para a Santa Casa de Misericórdia. A Provida foi criada por um grupo de cidadãos e cidadãs de Livramento com o objetivo específico de ajudar o hospital, através de ações que mobilização comunitária.