ter, 1 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Balanço: Brigada Militar apreende mais de 50 armas de fogo durante 2023

Dados mostram o trabalho feito pela BM ao longo do ano
Major Karla Incerti (Foto: Debora Castro/AP)

Armas, granada, tráfico de drogas, homicídios, incêndios criminosos e uma pronta resposta da Brigada Militar com o objetivo principal de diminuir os índices criminais de Sant’Ana do Livramento.
Segundo balanço apresentado pelo comando do 2° Regimento de Polícia Montada (2°RPMon), em 2023, a Brigada Militar apreendeu mais de 32 quilos de drogas, mais de 100 armas de fogo e arma branca foram apreendidas, mais de 700 prisões foram efetuadas em flagrantes, além do registro de quase mil ocorrências na forma de Comunicação de Ocorrência Policial (COP).
A major Karla Incerti, comandante do Regimento, frisou que os números apresentados pelo Setor de Inteligência, refletem o trabalho incessante realizado pela BM no município, expressando a essência do policiamento preventivo, levando em consideração que a maioria das fiscalizações e abordagens impedem a prática de ações criminosas.
“Somente neste ano foram mais de 700 ações que culminaram em flagrantes entre as mais de 14.000 interferências realizadas pelas guarnições… A quantidade significativa de substâncias entorpecentes apreendidas e o grande número de prisões relacionadas ao tráfico mostra uma dura realidade que estamos vivenciando e, ao mesmo tempo, o trabalho louvável realizado pela Corporação no sentido de extirpar das ruas esse mal que destrói vidas e degrada famílias inteiras”, ressaltou a comandante.
Em um ano onde foi registrado um número significativo de homicídios, trocas de tiros e casas alvejadas por disparos de arma de fogo, numa disputa entre facções criminosas, a Brigada Militar, conforme explica a major Karla, deu pronta resposta à comunidade em ações e operações.
“No que tange aos homicídios relacionados ao tráfico podemos apontar que a Brigada Militar de Sant’Ana do Livramento deu pronta resposta a tais ações criminosas, com a execução de operações pontuais baseadas em planejamento estratégico e que culminaram com a prisão de inúmeros criminosos que desassossegaram nossa comunidade ao longo do ano”, disse.
“Fica o registro de nosso compromisso institucional com a sociedade santanense no sentido de prestar o melhor e mais eficaz serviço, calcado nos valores que nossos guerreiros soldados carregam consigo, ao passo que da mesma forma agradecemos o respeito e a confiança depositada pelos cidadãos de bem em nossa quase bicentenária Instituição”, finalizou a major.

Balanço anual 2023
– Veículos recuperados: 13
– Flagrantes: 728
– Termos Circunstanciados: 460
– Comunicação Policial: 961
– Foragidos recapturados: 20
– Veículos fiscalizados: 23.047
– Pessoas abordadas: 38.536
– BM MOBI (atendimentos): 14.635
Apreensões
– Drogas: 32.726 kg
– Armas de fogo: 55
– Armas Brancas: 53

Subcomissão é criada para investigar abusos e violações contra presos do 8 de janeiro

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, nesta terça-feira (1), requerimento de autoria do deputado Zucco (PL-RS) para a criação de uma Subcomissão Especial destinada a fiscalizar in loco as denúncias de abusos praticados pelo Estado brasileiro e violações de direitos humanos dentro do sistema penitenciário praticados contra os presos do 8 de janeiro. Líder da

Com a presença de Bolsonaro, oposição traça estratégia para votar PL da Anistia

Numa semana considerada decisiva para a aprovação do PL da Anistia, os principais líderes oposicionistas se reuniram nesta terça-feira (1) para discutir as estratégias de articulação visando à votação da proposta. O encontro foi coordenado pelo líder da Oposição na Câmara, deputado federal Zucco (PL-RS), e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Também estiveram presentes no apartamento funcional

TCE-RS comunica aos fiscalizados novos prazos para pagamento de certidões e multas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) alerta os órgãos fiscalizados que, no dia 4 de abril de 2025, encerra o prazo para os municípios atualizarem as informações de cobrança e pagamento das certidões e multas. A informação consta no Ofício Circular da Direção de Controle e Fiscalização 08/2025. Conforme o ofício, disponibilizado dia 24 de fevereiro, após decisão do