Sant’Ana do Livramento e Rivera vão passar a contar com uma nova opção de transportes de cargas. Com a reinauguração do aeroporto binacional de Rivera e o anúncio da companhia Azul – Linhas Aéreas para manter uma ponte de duas vezes na semana entre a Fronteira da Paz e Porto Alegre, a expectativa aumenta com a possibilidade de se transportar encomendas de maneira mais ágil através dos voos que ligarão à capital dos gaúchos.

A exemplo de outras cidades da região, que também receberam linhas diretas com Porto Alegre, o potencial já é visto a longo prazo pelas autoridades. “Em Uruguaiana, por exemplo, nós temos, além dos voos, também transporte de cargas, através das duas operadoras, Azul e Voe Pass. Isso faz com que a gente tenha uma boa perspectiva sobre o aeroporto Oscar Gestido, dando mais agilidade para a chegada de uma encomenda e não apenas no transporte de passageiros”, explicou o presidente da Frente Parlamentar de Aviação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Frederico Antunes (PP).
Para a Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento (ACIL), o novo terminal possibilitará um implemento na economia. Conforme o presidente Roberto Fervenza, a expectativa é de um crescimento de 30% no volume de recursos injetados na economia local. “Essa pelo menos é a nossa expectativa, pois estamos vendo os exemplos de cidades próximas que passaram pelo mesmo processo de ter uma aeroporto”, afirmou.
NOVIDADE
Nessa semana, o Conselho da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a resolução e os termos do acordo entre a agência e a


Autoridade Nacional de Aviação Civil do Uruguai (Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica – DINACIA), para permitir que a Embraer possa utilizar as instalações do Aeroporto de Rivera em condições semelhantes às das operações domésticas. O acordo entrará em vigor a partir da publicação das normas no Diário Oficial da União (DOU). Com o acordo, o Aeroporto de Rivera será considerado uma instalação binacional, ou seja, as operações aéreas dos terminais brasileiro para o uruguaio e vice-versa serão equivalentes às operações nacionais.
A reinauguração, que aconteceu no dia 11 de dezembro, contou com a presença de diversas autoridades brasileiras e uruguaias (que você confere na reportagem ao lado). O governador Eduardo Leite (PSDB) destaca a parceria dos dois territórios que, para ele, fortalece os laços fraternos que unem o Rio Grande do Sul e o Brasil ao Uruguai. “O nosso Estado e o Uruguai, em especial, compartilham uma história rica e profunda, forjada por laços culturais, históricos e sociais que transcendem fronteiras geográficas”, ressaltou o governador destacando que a iniciativa reflete o compromisso mútuo de promover a integração regional.


Para o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, a novidade vai permitir uma mudança em toda a fronteira. “Já para o próximo período, vai abrir uma possibilidade nova de ações de integração. Essa nossa fronteira é rica em oportunidades. […] Isso é uma grande notícia para a região, que tem um grande potencial turístico, que vai permitir uma mudança em toda a fronteira”, afirmou o ministro.