Somente em 2023, mais de 500 ocorrências de golpe foram registradas em Livramento, conforme dados divulgados pela Polícia Civil.
Segundo a delegada titular da DP de Livramento, Giovana Muller: “Nos casos de estelionato é apurada a autoria, instaurado inquérito policial que posteriormente é remetido à Promotoria de Justiça, assim a vítima deve oferecer representação para que o procedimento penal não seja arquivado”, disse.
Já existe uma cartilha, desde 2020, na qual a PC alerta sobre os golpes compras online, golpe do intermediador de vendas, golpe do falso sequestro, golpe da clonagem do WhatsApp e Instagram, golpe da troca de fotos íntimas, golpe do nude, golpe do parente que quebrou o carro, golpe do falso filho, golpe de compras no cartão de crédito e golpe do PIX.
Alerta
A partir desta semana, o Jornal A Plateia trará aos seus leitores o modus operandi dos golpistas nos crimes mais registrados na Polícia Civil.
Recentemente, agentes da PC prenderam um casal que aplicava golpes imobiliários na cidade, usando nomes falsos: o casal fazia cópias das chaves de casas registradas em imobiliárias e alugava, ou vendia, para terceiros sem contrato.
Outro golpe com grande número de registros nos últimos meses é a falsa venda de carros em páginas no Facebook, onde anúncios de veículos a preços baixos, disponíveis em outras cidades são publicados juntamente com um número de contato de um suposto vendedor. Os criminosos tiram fotos diante dos cartórios para dar veracidade ao fato, dizem estar liberando e fazendo o transporte do veículo para a cidade do comprador, e no caminho o carro “estraga” sendo necessário mais transferências via PIX para o guincho. Feita a remessa, o comprador nunca mais fica sabendo do vendedor.
Cuidados
A delegada Giovana explica que a primeira providência a ser tomada é não fornecer dados pessoais para estranhos, seja em ligações telefônicas, mensagens de texto ou pelo Whatsapp e sempre desconfiar de ofertas de produtos e serviços com preços abaixo dos praticados pelo mercado.