Na terça-feira (05), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil e a Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica del Uruguay (DINACIA) anunciaram que está em operação um acordo que tem como foco proporcionar maior integração e conectividade entre os países.
O objetivo dessa parceria é autorizar que empresas aéreas brasileiras utilizem as instalações do aeroporto de Rivera, no Uruguai.
O documento que firma as condições para o uso do aeroporto entrou em consulta pública na quarta-feira (06), com o período de até 10 dias para a coleta de contribuições da comunidade e partes interessadas.
O foco desse acordo é equipar as operações aéreas entre o Brasil e o aeroporto de Rivera, tornando-o em uma instalação binacional. Isso implicaria nas tarifas de embarque, conexão, pouso e permanência em voos realizados pelas empresas brasileiras, proporcionando um ambiente mais equitativo para operações aéreas.
A resolução prevê a possibilidade de utilização de canais domésticos para os passageiros com destino ao aeroporto de Rivera. Portanto, essa medida está em processo de autorização dos órgãos que controlam a fronteira, para garantir a segurança e a conformidade com as normas estabelecidas.