sex, 4 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Acil e CDL se posicionam contrários à reforma tributária de Leite

O projeto prevê o aumento de 17% para 19,5% a líquida do ICMS.
acil e cdl
Foto: Gabriela Lopes/AP

A Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), veio a público na manhã desta segunda-feira (27), se manifestar contra a intenção do Governo Estadual de aumentar a carga tributária nacional. O projeto do governador Eduardo Leite (PSDB), prevê o aumento de 17% para 19,5% a líquida do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Não é a primeira vez que o governador Eduardo Leite quer usar do aumento de impostos para melhor gerir o Estado, quando sabemos que esse aumento prejudica o estado, pois baixa o desenvolvimento. Os estados vizinhos mostram um avanço comparado ao Rio Grande do Sul”, disse o presidente da Acil, Roberto Fervenza.

Questionado sobre o impacto em Rivera, o vice-presidente da CDL, Pablo Escosteguy afirmou que o aumento de imposto vai repercutir diretamente no poder de compra do consumidor. “Rivera vai sentir esse impacto se assim for, nossa intenção é unir forças para tentar impedir que essa proposta do governo do estado se torne realidade em março de 2024”, disse.

“O imposto vai ocasionar uma pressão inflacionária no estado, um aumento da informalidade de empresas que não vão conseguir cumprir com seus deveres de pagar impostos em dia, poderá causar desemprego, e vai ocasionar a saída de empresas no nosso estado”, destacou o vice-presidente da Acil, Antônio Righi.

Se passar pela Assembleia Legislativa, o aumento entra em vigor 90 dias após a publicação da lei.

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco

TCE-RS participa de curso sobre IA Generativa no Controle Externo

O presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, nesta quinta-feira (3), do curso “IA Generativa Ativa: A Nova Fronteira do Controle Externo”, promovido pelo Instituto Rui Babosa (IRB), em Brasília. O evento reuniu 36 membros do Sistema de Controle Externo brasileiro, entre conselheiros e procuradores de Contas, além da presença especial do