dom, 24 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Restaurante Popular tramita há mais de 30 dias na Câmara e projeto ainda está longe ser realidade

Discussão prolongada adia o serviço público para pessoas em vulnerabilidade social

Há 35 dias no Poder Legislativo Municipal, o Projeto de Lei que visa a implementação do Restaurante Popular em Sant’Ana do Livramento continua em tramitação na Câmara de Vereadores. O “Programa Você Sem Fome – Restaurante Popular” tem como objetivo propiciar à população em situação de vulnerabilidade social refeições diárias a preço módico e com qualidade.
O PL, de autoria da prefeita Ana Tarouco (PL), surge oito anos depois do governo Glauber Lima (PT) encerrar as atividades do refeitório público municipal, em 2015, com a promessa de um restaurante popular, que nunca se concretizou. Quase uma década depois, a demanda continua sendo presente, tendo em vista o cenário de desafios econômicos e sociais enfrentados pela comunidade local.
A iniciativa de Tarouco propõe a criação de um espaço que oferecerá alimentação balanceada a preços acessíveis, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população.
O prazo regimental de tramitação de um projeto de lei ordinária é de 45 dias. Neste caso, já se foram mais de 30, já que o projeto foi protocolado no Legislativo no dia 20 de outubro. Três dias depois, em 23 de outubro, a vereadora Eva Coelho (PDT) pediu vistas do material, isto é, pausa na tramitação para análise da parlamentar. Somente no dia 14 de novembro o projeto deixou o gabinete da parlamentar; foi quando foi realizado o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CJJ) pela sua aprovação, considerando a sua legalidade. A relatoria foi do vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB).
No dia 17 de novembro, uma nova diligência foi solicitada. O vereador Rafael de Castro (PSB) pediu que o projeto fosse encaminhado ao Conselho de Segurança Alimentar do município, “a fim de oportunizar sua manifestação frente à matéria”.
Após passados os 35 dias, o presidente da Câmara, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), disse estar atento aos projetos e manifestou seu interesse para que a matéria seja votada antes do início do Recesso Parlamentar. “Também estou esperando a resposta do Poder Executivo, até porque, é uma prerrogativa do vereador encaminhar as diligências, ficamos amarrados”, comentou sobre o pedido do vereador Rafael.
Enquanto o tema não vai a plenário, o projeto de se ter um restaurante popular continua sendo uma utopia de Sant’Ana do Livramento.

Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais

Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot

Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias realiza formatura no 7º RC Mec

O 7º RC Mec, de Sant’Ana do Livramento, foi palco, no dia 13 de novembro, da formatura da Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias. Na ocasião, o Sr. Ten.Cel. Luciano da Costa Dutra, comandante do Regimento, destacou a importância e os valores adquiridos com a prática do esporte na formação do cidadão. O Tenente-Coronel, em sua