Um homem, de 55 anos, foi condenado a quatro anos e um mês de prisão em regime fechado na semana passada. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), em 2011, por tentativa de homicídio. De acordo com o documento assinado pelo promotor de Justiça José Eduardo Gonçalves, no dia 16 de agosto de 2011, por volta das 16h, no assentamento Ibicuí, o homem “deu início ao ato de matar” a sua então companheira, utilizando um facão e um “picão” (ferramenta utilizada para trabalho na agricultura).
A denúncia também relata que o acusado somente não logrou êxito na sua tentativa em virtude do filho da vítima ter intervido e entrado em luta corporal com o homem. O MP também ressaltou o eficiente atendimento médico à mulher.
O condenado é natural de Palmeira-RS e, na época dos fatos, tinha 43 anos de idade. Ele teria tentado matar sua ex-companheira por ter a mulher registrado uma ocorrência em seu desfavor relativa a uma ameaça sofrida no dia 03 de agosto de 2011.
O promotor José Eduardo disse acreditar que “ninguém desfere um golpe com um facão na cabeça de uma pessoa apenas com o objetivo de ferir e isso os jurados acolheram, entenderam que realmente houve tentativa de homicídio e não apenas o objetivo de lesionar e proferiram um decreto condenatório”, contou.
“A justiça foi feita e não deveria ser de outra maneira. Parabéns à sociedade de Sant’Ana do Livramento que coíbe esse tipo de agressão, cada vez maior, que se vê no nosso dia a dia de mulheres agredidas, humilhadas e torturadas, tanto psicológica quanto fisicamente”, finalizou o promotor.


Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa
Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025