qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Aumento nos roubos a pedestres assusta moradores da região no Bairro Divisa

Brigada Militar remaneja viatura para cobrir demanda do bairro

O aumento de assaltos a pedestres no último mês, na região do Bairro Divisa, em Sant’Ana do Livramento, tem sido motivo de preocupação para a população. A falta de iluminação pública em alguns pontos também contribui para esse tipo de ação, segundo as vítimas ouvidas pelo Jornal A Plateia. No entanto, os criminosos têm agido de forma cada vez mais audaciosa, abordando as vítimas em plena luz do dia e em locais movimentados.
Os assaltos ocorrem de diversas maneiras, desde abordagens violentas até furtos rápidos de bolsas e celulares.
Uma moradora do Bairro Divisa, em Sant’Ana do Livramento, relatou que retornava na noite de terça-feira (14), do trabalho para casa, aproximadamente às 21h30, quando foi surpreendida por um homem. O suspeito roubou o celular da vítima e saiu correndo em direção a Rivera, vizinha cidade uruguaia. Este é um dos roubos cometidos a pedestres na região, nas últimas semanas.
Em entrevista à Reportagem, a vítima contou que estava bem chuvoso, quando percebeu uma sombra se aproximando e “apressou o passo”. “Eu segurei as alças da mochila e olhei para trás, então um homem segurou minha mão esquerda, e colocou a mão dele dentro do bolso da minha calça e puxou o celular, me disse, não olha para trás, perdeu, perdeu…”, relata. Segundo a vítima, o homem teria corrido em direção a Rivera. No local do assalto, ela relata que tem lâmpadas apagadas nos postes.
A polícia local está trabalhando para aumentar a presença ostensiva onde tem sido registrado esses roubos. O comandante do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon), major Aníbal Silveira, informou que a Brigada Militar vem fazendo o trabalho de polícia ostensiva e que foi colocada uma viatura denominada centro-linha, localização onde estão se dando as ocorrências. “Tivemos um indicador na Linha Divisória, em questão de roubos a pedestres, não era uma coisa rotineira, não tivemos esse indicador no mês passado, por exemplo, mas esse mês verificamos que ocorreram esses fatos. Nós fizemos o trabalho de polícia ostensiva, temos uma viatura empregada, até denominamos centro-linha, ela trabalha na área central e faz linha divisória”, informou.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: