dom, 24 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Vereadores fazem novos questionamentos sobre bolsas de cimento da Educação

Aquiles Pires e Dagberto Reis denunciaram material encontrado "sem condições de uso" na semana passada
Foto Cedida

Os vereadores da bancada do PT, Aquiles Pires e Dagberto Reis, voltaram a fazer questionamentos acerca das bolsas de cimento encontradas no almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação (SME), segundo eles, sem condições de uso. Nessa segunda-feira (20), em um pedido de informação, os parlamentares questionam quantas bolsas tinham “exatamente” no depósito no dia 14 de novembro. Além disso, solicitaram a cópia do processo licitatório na íntegra sobre a aquisição do material.

Aquiles e Dagberto também questionaram o que a SME pretende fazer com o cimento “empedrado”. Em outro documento, o vereador Dagberto Reis pergunta ao Poder Executivo se há câmeras de videomonitoramento no almoxarifado da SME e se caso houver, solicitou imagens dos dias 14, 15 e 16 de novembro.

De acordo com a legislação, a Prefeitura tem o prazo de dez dias para responder as indagações do Poder Legislativo.

O QUE DIZ A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Segundo a secretária Elisangela Duarte, as bolsas de cimento não foram empenhadas para ser utilizadas nas escolas municipais, mas sim em um projeto de uma estrutura coberta que seria construída na oficina da Secretaria de Educação para abrigar os seus veículos, principalmente os ônibus escolares, localizada no “curralão”. Os cimentos seriam utilizados especificamente para a construção do contrapiso.  Concomitante a isso, está sendo realizada uma licitação para a construção da cobertura.

Elisangela explicou que as bolsas de cimentos foram compradas para iniciar a obra da área coberta, mas não era esperado que a licitação para aquisição de britas tivesse um resultado “deserto”, no dia 30/03/2023. “Então o cimento ficou lá parado mais um pouco, só que ele estava dentro de um local coberto, bem acondicionado”.

Em maio, durante um temporal, uma clarabóia do almoxarifado voou e acabou molhando os cimentos com a chuva. Após o incidente, a secretaria pediu a um engenheiro que emitisse um parecer sobre o que fazer com o material e que este deu condições de uso para a construção de piso. Agora as bolsas estão sendo distribuídas para algumas escolas em que o cimento possa ser utilizado, segundo orientação técnica.

Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais

Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot

Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias realiza formatura no 7º RC Mec

O 7º RC Mec, de Sant’Ana do Livramento, foi palco, no dia 13 de novembro, da formatura da Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias. Na ocasião, o Sr. Ten.Cel. Luciano da Costa Dutra, comandante do Regimento, destacou a importância e os valores adquiridos com a prática do esporte na formação do cidadão. O Tenente-Coronel, em sua