O presidente do conselho Municipal de Saúde, Horácio D’Ávila, voltou a denunciar, nesta terça-feira (21), a falta de especialistas nos postos de saúde, durante o Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM.
Na edição do último fim de semana do Jornal A Plateia o assunto foi tema de reportagem: a falta de cardiologista na atenção básica de saúde.
Horário D’Ávila destacou a disponibilidade de recurso público para o pagamento dos profissionais, mais destacou a dificuldade em encontrá-los. “Existe dinheiro para pagar os médicos, o que falta são profissionais”, completou o presidente do conselho.
O secretário de Saúde, Elvio Goulart, já havia anunciado que está em andamento o processo seletivo para contratação de novos profissionais. “Está acontecendo o processo seletivo para os especialistas que estão faltando no município”.
Santa Casa também é pauta
Ainda durante a entrevista, o presidente do Conselho pontuou outra demanda santanense. Ao falar sobre o Hospital Santa Casa de Misericórdia, o conselheiro criticou a falta de especialidades na única instituição de saúde que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Livramento. “Gostaríamos que muitas dessas especialidades fossem dissolvidas aqui, dando vida e mais recurso para o hospital onde está faltando gestão”, afirmou.
Procurada, a diretora da Santa Casa, Leda Marisa da Silva preferiu não se manifestar.