Estreiou nesta semana o novo quadro do programa Resenha Livre: O Esquenta das Eleições. O primeiro convidado foi o vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos) que falou sobre a atual conjuntura política e também sobre a expectativa para o ano eleitoral de 2024.
Ele contou que é o nome do seu partido para uma composição majoritária e que tem trabalhado da melhor forma possível com a prefeita Ana Tarouco (PL), o que faz acreditar que ambos devem concorrer juntos novamente.
Gutebier ainda desmentiu a teoria de que queria deixar a vida pública para voltar a trabalhar excluivamente na sua propriedade rural.
O vice-prefeito também não mediu palavras para elogiar a atuação do vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) na Câmara, em defesa do governo. “Ele tem uma oratória muito boa […] e também é um homem de caráter”.
Galo Del Fabro participará do programa na próxima quinta (23).
Já na quinta-feira (16), o segundo convidado do quadro foi o vereador e pré-candidato a prefeito pelo PT, Aquiles Pires. Ele falou sobre a sua atuação como parlamentar nos seus três mandatos e sobre a sua vontade em assumir o Executivo Municipal santanense.
Aquiles explicou que, muito embora ele seja o nome do seu partido, quem definirá quem será o candidato a prefeito e a vice-prefeito é o Bloco “Diálogos por Livramento”. Ele contou que cada sigla apresentou um nome e a partir disso será feita a deliberação de quem representará o grupo no pleito do ano que vem.
O parlamentar petista disse acreditar que hoje Livramento vive em um cenário de “estagnação” e por isso vê a necessidade da apresententação de um novo projeto para a comunidade.
Outro argumento utilizado na entrevista, é de que um governo municipal alinhado ao presidente Lula traria melhorias.
Muitas pessoas estão curiosas acerca do posicionamento do ex-prefeito de Sant’Ana do Livramento Wainer Machado (PSB) sobre as eleições do ano que vem.
Em uma conversa com o Jornal A Plateia, Wainer afirmou que não tem interesse em concorrer a nenhum cargo eletivo em 2024.
Após especulações de que Machado viria novamente a concorrer como prefeito ou até mesmo vice, o próprio político fez questão de esclarecer que não postula nem a Prefeitura, tampouco a Câmara.
Quem será o nome do PDT?
O PDT teve sua convenção adiada e a mesma será realizada neste domingo (19). Na pauta estará o debate para apresentação, e posterior deliberação dos nomes indicados como pré-candidatos do PDT para compor uma futura chapa majoritária, em conjunto com os partidos do bloco denominado “Diálogos por Livramento”. No próprio domingo, será escolhido o representante. Além dos membros da Executiva, foi feito um convite para que todos os filiados também possam participar do debate.