A competição é dividida em quatro etapas, sendo duas em Livramento e duas em Rivera. Das quatro etapas, três já foram disputadas, a última etapa acontece neste domingo (12) das 10h às 18h, na rua José Nemesio Escobar, em Rivera.
Em Livramento, Carlinhos Mota, Richard Machado e Sérgio Castro resolveram organizar um campeonato internacional, para unir as duas cidades, Sant’Ana e Rivera, como já existia o desejo de reviver os carrinhos, criaram o grupo chamado MCR (Madera, Clavos y Rulemanes).
A competição conta com 6 categorias, sendo elas:
- Infantil 1 (até 8 anos);
- Infantil 2 (de 9 à 12 anos);
- Feminino;
- 4R (4 rolimãs) Masculino;
- 8R (8 rolimãs) Masculino;
- Força Livre Masculino.
Além das quatro etapas, já foram realizados alguns eventos que serviram como treinamento, todos aqui na cidade, na rua Thomaz Albornoz.
Depois que começou o campeonato de Quaraí, começou um movimento em Uruguaiana, e nas cidades Artigas e Tacuarembó, no Uruguai, onde já foram realizadas duas competições.
Esse ano, além da etapa de Rivera, tem dois campeonatos municipal em Quaraí e o encerramento em Tacuarembó, onde serão dois dias de evento, com uma corrida noturna, nos dias 16 e 17 de dezembro.
“Em 2024, o projeto visa realizar um campeonato regional, e cada uma das cidades ter seu próprio campeonato. Além das competições, o programa pretende trazer mais famílias para o movimento e expandir o evento para as escolas da região”, contou Carlinhos.