Antes do ínicio da audiência pública para debater a segurança pública na Fronteira entre Livramento e Rivera, bem como na região, a reportagem do Jornal A Plateia conversou com algumas figuras políticas sobre o tema, entre elas, o vereador Dagberto Reis (PT). Durante a entrevista, foi abordada a proposta de implantação da Guarda Municipal no município, anunciada pela prefeita Ana Tarouco (PL) há alguns dias. Sobre o assunto, o parlamentar disse defender ao longo dos seus mandatos a criação da instituição, mas para cuidar das propriedades do município, tais como a sede da Prefeitura, postos de saúde e escolas municipais. Na opinião de Dagberto, não se pode confudir o objetivo de uma Guarda Municipal. Segundo ele, a instituição não deve ser uma força auxiliar da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC), por entendimento inclusive do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o vereador petista disse que aguardará o envio do projeto de lei para a Câmara para análise, mas já adiantou que é contra transformar os agentes de trânsito em guardas municipais.
O Presidente do Legislativo, o vereador Galo Del Fabro (Progressistas) e os vereadores Thomaz Guilherme (PTB) e Maurício de Quarai, estiveram solicitando informações junto ao Diretor Administrativo do DETRAN, Marcos Peixoto, referente ao Centro de Remoção e Depósito de Veículos de Livramento.
Atualmente o CRD esta com sua capacidade máxima, com mais de mil veículos estrangeiros e não possui espaço físico suficiente para depositar novos veículos.
A militância do Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve se reunir neste domingo (12) para a realização da sua convenção. No último dia 8 de novembro o presidente da sigla em Sant’Ana do Livramento, Sigmar Martins, emitiu uma convocação a Executiva para que seus membros estejam às 10h na sede do partido. Na pauta estará o debate para apresentação, e posterior deliberação dos nomes indicados como pré-candidatos do PDT para compor uma futura chapa a majoritária, em conjunto com os partidos do bloco denominado “Diálogos por Livramento”. No próprio domingo, será escolhido o representante. Além dos membros da Executiva, foi feito um convite para que todos os filiados também possam participar do debate.
O PDT será o segundo partido a escolher seu nome para compor com o bloco. O PT já escolheu o vereador Aquiles Pires como seu representante. Além dessas duas instituições, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) integram o grupo e também devem escolher seus nomes.
Na última eleição, em 2020, o candidato do PDT à Prefeitura foi o então prefeito e candidato a reeleição Solimar Ico Charopen, que teve como candidato a vice-prefeito o ex-vereador Cláudio Coronel, a época do PTB, hoje filiado ao Podemos. Eles ficaram terceiro lugar no pleito. O PDT administrou Livramento de 2017 a 2020.
Novo partido em Livramento
Sant’Ana do Livramento passou a contar com mais uma executiva partidária nesta semana: o Patriota. O presidente estadual da sigla, Luis Afonso, esteve no muncípio e afirmou que ficou feliz com a construção que a militância está fazendo na cidade e disse que os filiados podem sentir-se “abraçados” pela Executiva Estadual. Ele também afirmou que o Patriota “não para de crescer”. Entre as figuras do partido em Livramento está Airton Costa Leite e Charles Benhur, ambos antes filiados ao PSC (extinto). O presidente municipal é Sérgio Pires.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nessa quinta-feira (9), a criação do Partido Renovação Democrática (PRD), resultado da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota, ambos de orientação política à direita. Com isso, depois de todos os trâmites, o novo partido (PRD) passa a ter duas cadeiras na Câmara de Livramento: a dos vereadores Lídio Mendes Melado e Thomaz Guilherme, ambos do PTB.