qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Promotor afirma que documentos apreendidos na Fazenda são referentes a 2019

MP diz que processo licitatório foi suspenso e que não houve assinatura do contrato com empresa investigada
(Foto: Matias Moura/AP )

O Promotor de Justiça, Mauro Rockembach, afirmou nessa semana, que os documentos apreendidos na sede da Secretaria da Fazenda de Sant’Ana do Livramento, durante a operação “Cartas Marcadas” do Ministério Público (MP), são referentes a um processo licitatório do ano de 2019, ano em que o ex-prefeito Ico Charopen (PDT) era o gestor do município. “A empresa investigada apenas manifestou interesse em participar […] a investigação é sobre os atos da empresa e o pregão é do ano de 2019”, afirmou em entrevista à RBS TV. Procurado pelo Jornal A Plateia a fim de dar mais detalhes da operação, o MP informou que o promotor não concederá entrevista à imprensa acerca do assunto.

(Foto: Debora Castro/AP )

De acordo com o que foi divulgado, a investigação aponta que a empresa é suspeita de fornecer às prefeituras um pacote completo de documentos que direcionava a licitação para a aquisição do software. Em Livramento, foram apreendidos documentos, HDs e pendrives, todos referentes ao processo de 2019.
Na sessão da última quarta-feira (8), o vereador Enrique Civeira (PDT) afirmou que “O Ministério Público não cita em nenhum momento qualquer licitação de 2019 […] apenas a secretária se refere a 2019”. Na sequência, o parlamentar levanta um documento dizendo ser um “parecer do promotor” e complementa: “o que fica claro aqui é que andaram procurando documentos do pregão eletrônico 48/2023, esse sim do governo Ana e Evandro. Essa licitação sim com aviso de suspensão pelo edital”. Civeira também disse não lembrar do processo licitatório mencionado no ano de 2019, ano em que era secretário-geral do Governo.
Questionado pela Reportagem sobre a declaração do vereador Enrique, o coordenador da Assessoria de Imprensa do MP-RS, Leandro Belles, declarou: “sobre a Câmara não podemos fazer nada. Como assessoria de imprensa não posso controlar o que vai ser dito por terceiros sobre a operação”. Também de acordo com o MP, a “licitação foi suspensa e o contrato não chegou a ser assinado”.
Na última terça-feira (7), a secretária da Fazenda, Gisela Alvarez, recebeu pessoalmente o Ministério Público para a realização da busca e apreensão na sede da pasta. Ao todo, a operação “Cartas Marcadas” realizou a investigação em sete cidades do Rio Grande do Sul e quatro em Santa Catarina. Pessoas ligadas à empresa e servidores municipais são investigados (o que não é o caso de Livramento). Ao menos R$ 2,8 milhões dos suspeitos foram bloqueados.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro